(UEFS)
A serotonina, representada pela fórmula estrutural, é um dos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer, de bem-estar e de estar apaixonado. Hoje se sabe que essa substância não é somente produzida no cérebro, mas nos intestinos.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia
(Unifacs) Quando comparados evolutivamente aos cnidários, os platelmintos apresentam duas grandes novidades expressas em
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe o mapa e leia o texto. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/caminhos-pre-colombianos> Acesso em: 17 de nov. 2015.
Enunciado:
Atualmente existem duas teorias que tentam explicar como o homem chegou à América: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Tendo como referência o mapa, explique a teoria de Bering.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base:
Enunciado:
A fotografia retrata uma fila de nova-iorquinos para receber café e pão em 1930.
A) Identifique o episódio histórico relacionado a essa cena.
B) Indique duas ações do governo, além da retratada na imagem, para lidar com essa situação.
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) No seguinte trecho (adaptado) de uma peça teatral de C. Djerassi e R. Hoffmann, as esposas de três químicos do século XVIII conversam sobre um experimento feito com uma mistura de gases.
"SENHORA POHL - Uma vez o farmacêutico Scheele estava borbulhando [a mistura gasosa] através de uma espécie de água.
MADAME LAVOISIER - Deve ter sido água de cal.
SENHORA PRIESTLEY - A água ficou turva, não ficou?
MADAME LAVOISIER - É o mesmo gás que expiramos... o gás que removemos com a passagem através da água de cal.
SENHORA POHL - Depois ele me pediu que colocasse no gás remanescente um graveto já apagado, apenas em brasa numa das extremidades. Já estava escurecendo.
SENHORA PRIESTLEY - E o graveto inflamou-se com uma chama brilhante... e permaneceu aceso!"
Empregando símbolos e fórmulas atuais, podem-se representar os referidos componentes da mistura gasosa por:
- Língua Inglesa | 2.05 Adjetivos
(ESPCEX) We’re so well educated – but we’re useless
Record numbers of students have entered higher education in the past 10 years, but despite being the most educated generation in history, it seems that we’ve grown increasingly ignorant when it comes to basic life skills.
Looking back on my first weeks living in student halls, I consider myself lucky to still be alive. I have survived a couple of serious boiling egg incidents and numerous cases of food-poisoning, probably from dirty kitchen counters. Although some of my clothes have fallen victim to ironing experimentation, I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.
Educationist Sir Ken Robinson says that our current education system dislocates people from their natural talents and deprives us of what used to be passed from generation to generation – a working knowledge of basic life skills. Today’s graduates may have earned themselves distinctions in history, law or economics, but when it comes to simple things like putting up a shelf to hold all their academic books, or fixing a hole in their on-trend clothes, they have to call for help from a professional handyman or tailor.
Besides what we need to know for our own jobs, we must have practical skills. We don’t grow our own crops, build our own houses, or make our own clothes anymore; we simply buy these things. Unable to create anything ourselves, what we have mastered instead is consumption.
Sociologist Saskia Sassen argues that the modern liberal state has created a middle class that isn’t able to “make” anymore. I suggest that we start with the immediate reintroduction of some of the most vital aspects of “domestic science” education. Instead of only maths, language and history, we should create an interactive learning environment in schools where craftsmanship and problem-solving are valued as highly as the ability to absorb and regurgitate information. We need to develop children into people that not only think for themselves, but are also able to act for themselves.
Adapted from http://www.guardian.co.uk/education/mortarboard/2013/feb/25/well-educated-but-useless
In the sentence “I think I have now finally acquired all the domestic skills I missed out in my modern education.” (paragraph 2), the words missed out mean: