(UERN)
A alicina, um dos constituintes do alho, que é rapidamente absorvido pela pele e mucosas, pode ser obtida a partir de reações enzimáticas com substâncias químicas encontradas nesse bilbo.
Em relação à alicina, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) A teoria da democracia participativa é construída em torno da afirmação central de que os indivíduos e suas instituições não podem ser considerados isoladamente. A existência de instituições representativas em nível nacional não basta para a democracia; pois o máximo de participação de todas as pessoas, a socialização ou "treinamento social" precisa ocorrer em outras esferas, de modo que as atitudes e as qualidades psicológicas necessárias possam se desenvolver. Esse desenvolvimento ocorre por meio do próprio processo de participação. A principal função da participação na teoria democrática participativa é, portanto, educativa.
PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Nessa teoria, a associação entre participação e educação tem como fundamento a
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-SP) Eu deixava-me estar ao canto da mesa, a escrever desvairadamente num pedaço de papel, com uma ponta de lápis; traçava uma palavra, uma frase, um verso, um nariz, um triângulo, e repetia-os muitas vezes, sem ordem, ao acaso, assim:
Arma virumque cano
A
Arma virumque cano
Arma virumque cano
Arma virumque
Arma virumque cano
Virumque
Maquinalmente tudo isto; e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução; por exemplo, foi o virumque que me fez chegar ao nome do próprio poeta, por causa da primeira sílaba; ia a escrever virumque, - e sai-me Virgílio, então continuei:
Vir Virgílio
Virgílio Virgílio
Virgílio
Virgílio
O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Dele é correto afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“O Brasil teme se aproximar dos EUA”
Matias Spektor, entrevista a Época, 19/09/09
Juliano Machado
As declarações de amizade dos presidentes Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva, na prática, não melhoraram nada as relações entre Brasil e Estados Unidos. É o que pensa o especialista em relações internacionais Matias Spektor, autor do recém-lançado Kissinger e o Brasil. Para Spektor, a política de aproximação com o Brasil planejada pelo ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger nos anos 70 foi “o único momento de nossa história em que houve a intenção de uma parceria ativa com os americanos”. A experiência de Kissinger fracassou, mas abre uma reflexão sobre os prejuízos da visão de que é preciso escolher entre alinhamento automático e distanciamento para lidar com os EUA, afirma Spektor.
Disponível emhttp://www.eagora.org.br/arquivo/o-brasil-teme-se-aproximar-dos-eua. Página acessada em maio de2010.
A relação do Brasil com os Estados Unidos no decorrer do século XX foi marcada por uma tensão entre a autonomia e a dependência. Os sucessivos governos buscavam o alinhamento ou a barganha nacionalista ou ainda a política independente.
Diferencie a política externa nos governos de Eurico Dutra e Getúlio Vargas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
CRISE DO CAPITALISMO
Leia as manchetes do Diário Nacional, no dia 1º de Janeiro de 1930:
“A crise da lavoura do café”
“Ecos dos acontecimentos na Câmara dos deputados - a atitude do governo é odiosa”
“Os empréstimos franceses [da década] de 1920”
Disponível em: http://tasometro.com/post/qual-o-tamanho-da-crise. Acesso em: 10 fev. 2019.
Os acontecimentos aos quais se referem uma das manchetes acima reproduzidas revelam:
- Física | 7.2 Quântica
(PUC-RS) Define-se como meia-vida de um elemento radioativo o tempo necessário para que a metade de seus átomos tenha se desintegrado. No caso do Césio-137, a meia-vida é de 30 anos. O gráfico a seguir indica o percentual de átomos radioativos, P(%), presentes em duas amostras radioativas puras, X e Y, em função do tempo, medido em unidades t.
A partir do gráfico, afirma-se que
I. a meia-vida de X é o dobro da de Y.
II. a meia-vida de X é 3 t.
III. transcorrido um tempo 6 t, o percentual de átomos radioativos, da amostra X, que se desintegraram é maior do que o da amostra Y.
Pela análise das informações acima, conclui-se que está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)