Uma fábrica de sorvetes utiliza embalagens plásticas no formato de paralelepípedo retangular reto. Internamente, a embalagem tem 10 cm de altura e base de 20 cm por 10 cm. No processo de confecção do sorvete, uma mistura é colocada na embalagem no estado líquido e, quando levada ao congelador, tem seu volume aumentado em 25%, ficando com consistência cremosa.
Inicialmente é colocada na embalagem uma mistura sabor chocolate com volume de 1 000 cm³ e, após essa mistura ficar cremosa, será adicionada uma mistura sabor morango, de modo que, ao final do processo de congelamento, a embalagem fique completamente preenchida com sorvete, sem transbordar.
O volume máximo, em cm³, da mistura sabor morango que deverá ser colocado na embalagem é:
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- Geografia | 2. Cartografia
Você está fazendo um ‘tour’ turístico pelo centro da cidade de São Paulo, visitando pontos históricos e museus. O ponto de saída é a Praça da Luz, na Estação da Luz. Seu roteiro segue pela Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra e termina no Pátio do Colégio.
Recorte da Planta da Área Central da Cidade de São Paulo
Para percorrer todo o trajeto, a distância, em metros, que terá de fazer é, aproximadamente,
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O cádmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo quando esses materiais são descartados de maneira irregular no meio ambiente ou quando são incinerados. Diferentemente da forma metálica, os íons Cd2+são extremamente perigosos para o organismo, pois eles podem substituir íons Ca2+, ocasionando uma doença degenerativa nos ossos, tornando-os muito porosos e causando dores intensas nas articulações. Podem ainda inibir enzimas ativadas pelo cátion Zn2+, que são extremamente importantes para o funcionamento dos rins, A figura mostra a variação do raio de alguns metais e seus respectivos cátions.
Com base no texto, a toxicidade do cádmio em sua iônica é consequência de esse elemento
- Biologia | E. Nervoso
Analise a figura referente ao sistema nervoso central.
Os números 2 e 3 correspondem, respectivamente, às estruturas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Papel ofício
- Lápis HB
- Papelão
- Rolinhos de espuma
- Tinta guache - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Recipiente com água
- Pano para limpeza
- Carbono
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre a gravura. A gravura é a impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa (madeira, metal, isopor, pedra) e em seguida aplicada numa base.
- Explicar os alunos que a gravura permite a multiplicação de tiragens e divulgação de idéias.
- Falar sobre os vários artistas da História que trabalharam com a arte da gravura e suas diversas técnicas.
- Mostrar algumas obras destes artistas.
Sugestão de alguns artistas que utilizaram a gravura como expressão de arte.
Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/albrecht-durer/
https://amusearte.hypotheses.org/2072
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Blake
https://br.pinterest.com/antoniojmarques/william-blake/
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/gravura.html
- O professor vai propor para a turma para criarem um desenho livre, mas este desenho deve ser constituído de partes cheias e não com linhas soltas. Priorize também, formas grandes, pois pedaços pequenos podem se tornar problemas no processo de montagem da placa.
- É interessante o aluno criar espaços entre uma parte e outra do desenho para que ele seja desmontado quando transferido para o papelão.
- Explicitar também que na maioria dos casos o desenho será invertido para ser aplicado na placa, para que quando impresso volte ao formato original. Isso só não acontecerá se o desenho for simétrico, ou seja, se dividido na metade tem as duas partes iguais, mas espelhadas.
- Com o desenho constituído de partes independentes umas das outras, no caso de um desenho assimétrico o aluno deve invertê-lo. Isso pode ser feito com auxilio de mesas de luz. Mas se não tiver disponibilidade na escola, eles podem partir para um processo simples: coloque o desenho apoiado no vidro da janela e desenhe “nas costas” da folha com o auxilio da luminosidade externa e transparência do vidro. É só o aluno refazer seu desenho de base do outro lado da folha.
- Transferir o desenho invertido para um pedaço de papelão que serão as partes de relevo da placa. Essa transferência pode ser feita com carbono. O importante é o desenho sair sem falhas.
- O aluno pode numerar cada pedaço, pois as partes serão recortadas, remontadas e coladas na placa base de papelão que deve ter o tamanho da folha usada no desenho. Sugiro que os trabalhos tenham formato A5.
- Com a placa pronta (o professor pode trazer uma placa para mostrar aos alunos) inicia-se a impressão. O professor pode fazer uma impressão para os alunos verem como se faz. Para isso acontecer sugiro que os alunos trabalhem com rolinhos de espuma e pouca tinta colocada em bandejas de isopor ou outro suporte que possibilite ao aluno esticar a tinta com o rolinho. Ele deve entender que ao passar o rolinho na placa não pode fazer muita força para que a tinta não entre em excesso entre os espaços e o rolinho também não deve estar encharcado de tinta.
- Com todo o processo explicado, os alunos podem tirar as dúvidas, mas o professor deve estar atento, pois elas surgem de fato durante o processo.
- Disponibilize aos alunos, pelo menos cinco folhas para diferentes impressões. Este é um ponto importante, pois a maioria acha que a impressão se resolve na primeira vez que é feita. Essa impaciência é natural.Peça a turma para observar a gravura enquanto processo e marcar a ordem das impressões para verem os progressos obtidos ao longo da aula .
Demonstre usando imagens feitas a partir da placa acima.
- Algumas impressões saem melhores, outras mais fracas:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9419
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(VUNESP) Os vários tipos de diabete são hereditários, embora o distúrbio possa aparecer em crianças cujos pais são normais. Em algumas dessas formas, os sintomas podem ser evitados por meio de injeções diárias de insulina. A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com esse distúrbio?