(UNIT)
Químicos descobriram que as flores de crisântemos contêm algumas substâncias de ação inseticida, como as piretrinas, a exemplo da representada pela fórmula estrutural, que faz parte da composição de inseticidas dissolvidos em determinado solvente líquido, acondicionados no interior de embalagens de spray.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESC)
A imagem representa a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma célula eucariótica.Em relação aos eventos que caracterizam as mudanças observadas na imagem, pode-se afirmar: - Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
TEXT 1 Read the text and answer question. BIOGRAPHY
Name: Asa Butterfield
Date of Birth: April 1st 1997
Age: ________________
Lives: Islington, UK
Siblings: Older Brother, Morgan & Little Sister, Loxie
Pets: Two Cats, Leo & Missy
Eyes: Blue
Hair: Dark Brown
Height: 4'4
The story so far...
Asa Butterfield first started acting at the age of 7, attending the Young Actors Theatre in his hometown on Fridays after school. Available at: http://asa-butterfield.net/asa_biography.php. Access on: Oct. 10 th 2012.
Enunciado:
Choose the correct alternative.
Asa Butterfield has been acting…
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
Perspectivas do Livro de Artista
16 a 20/11/2009 – Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes/EBA/UFMG
Apoio: FAPEMIG
O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG promoverá de 16 a 20 de novembro de 2009 a “Semana do Livro de Artista”, composta por eventos dedicados a discutir e difundir o “livro de artista” e seus desdobramentos na contemporaneidade.
Haverá o ciclo de palestras e mesas redondas “Perspectivas do Livro de Artista”, realizadas na EBA/UFMG, com a participação de artistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, além da exposição “Livro/Obra”, na Biblioteca Universitária da UFMG, onde serão mostrados livros produzidos por alguns participantes da “Semana”, externos a UFMG, além de professores e alunos da EBA.
Está sendo criada uma coleção especial de livros de artista na Biblioteca da Escola de Belas Artes, cujo acervo será composto, a princípio, por doações feitas por artistas. Será a primeira coleção, no gênero, no país, a ser abrigada por uma biblioteca universitária e espera-se que ela venha a se tornar uma referência na área.
Está previsto ainda um desdobramento da “Semana do Livro de Artista”, em março de 2010, com a realização de uma exposição no Museu de Arte da Pampulha, acompanhada de mesa redonda sobre o tema.
O projeto, como um todo, tem como principal objetivo dar visibilidade ao tema “livros de artista”, através de uma reflexão sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade, reunindo artistas, professores e pesquisadores que através de debates e palestras, poderão apontar também suas tendências e perspectivas. Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas têm desenvolvido suas poéticas.
Converse com a turma sobre as manifestações contemporâneas da arte, e sugira que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet. Depois de coletadas as informações necessárias, abra um espaço para compartilharem esse material. Indique para os alunos verem o trabalho da artista Constança Lucas, no site: http://livrosdeartista.blogspot.com/
O fundo do mar é um dos trabalhos da artista Constanza Lucas. Depois de feitas as pesquisas, converse com os alunos sobre o que descobriram, e pergunte a eles se o livro de artista não parece familiar a alguns, se não se parece com alguns rabiscos que fazemos nos cadernos, alguns desenhos, ideias que anotamos, lembranças de coisas significativas que às vezes guardamos dentro de um caderno, frases ou palavras que gostamos.
A partir dessa discussão proponha aos alunos que façam um livro de artista a partir de uma leitura que fizerem do painel de linhas da atividade anterior. A escolha do material é livre, podendo ser canetinhas de ponta porosa e cores variadas, tintas, lápis de cor, ou as técnicas misturadas. O suporte pode ser papel de gramatura 120 ou 180, para a confecção do caderno, deve-se escolher os papéis e o formato e mandar cortar e encadernar, seria interessante mandar fazer um caderno pequeno, poucas páginas, e formato pequeno, como sendo um ensaio para um livro de artista maior.
Eles podem associar as linhas a fatos, formas, cores, e temas variados, assim como no exemplo dado acima, onde a artista utilizou como tema o fundo do mar. A maneira como vai se expressar o tema é individual, e de acordo com as referências de cada um.
A seguir auxilie os alunos na montagem de uma exposição dos trabalhos.
- Física | C. Indução Eletromagnética
Considere um arranjo experimental, representado na figura, em que um ı́mã pode se movimentar ao longo das retas
ou sempre com velocidade constante (v ≪ c). Uma espira retangular de auto-indutância desprezível é posicionada perpendicularmente a
Pelo centro da espira, o ponto P, passam as retas e . A corrente elétrica na espira, observada desde a perspectiva de um observador no ponto A, é positiva, por convenção, se estiver no sentido horário. O polo norte do ı́mã sempre aponta ou para A ou para A'. A respeito da situação fı́sica descrita, são feitas as seguintes afirmações:
I. Quando o ı́mã se desloca de A para P, a corrente na espira é negativa.
II. No momento em que o centro do ı́mã passa pelo ponto P, a corrente na espira é zero.
III. Durante a passagem do ı́mã de A para B, haverá dois picos de corrente medidos.
IV. Quando o ı́mã passa por
a corrente máxima na espira é maior do que a corrente máxima quando o ı́mã passa por
Das afirmações I a IV, acima destacadas, estão corretas
- Geografia | 3.3 Solo
Ameaça real à segurança de mais de 500 pessoas de 120 casas de Planaltina de Goiás, a voçoroca, que levou à decretação de situação de emergência no município pelo Ministério da Integração Nacional, foi vistoriada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás e por várias autoridades das três esferas de governo. Durante a vistoria da erosão, que já mede quase 3 quilômetros de extensão, foi confirmada a liberação de recursos visando paralisar o processo degradante.
Disponível em: http://mp.go.jusbrasil.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
Disponível em: http://al.go.leg.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).O fenômeno noticiado, sobre a área urbana de Planaltina (GO), tem sua origem explicada pela