(UESC) A Agência Nacional de Petróleo, ANP, informa que as reservas de Libra, na Bacia de Santos, têm de 3,7 a 15 bilhões de barris de petróleo. Se a produção chegar a 15 bilhões, as reservas nacionais mais que dobrarão e, com elas, a possibilidade de acidente na exploração de petróleo, em águas profundas, como a do pré-sal, será maior.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- Física | B. Vetorial
(UNIME) Uma excelente opção de exercícios é andar de bicicleta, pois ajuda a fortalecer as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril. Considerando-se um jovem pedalando uma bicicleta com uma frequência constante de 4,0 Hz por 20 min e sendo o diâmetro da roda traseira igual a 70,0 cm e π igual a 3, é correto afirmar que a distância linear percorrida pelo jovem, no intervalo de tempo considerado, em km, é igual a
- Química | 2.5 Oxirredução
Os riscos apresentados pelos produtos dependem de suas propriedades e da reatividade quando em contato com outras substâncias. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias incompatíveis e de uso cotidiano em fábricas, hospitais e laboratórios, a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte. O quadro elenca algumas dessas incompatibilidades, que podem levar à ocorrência de acidentes.
Substância
Incompatibilidade
Riscos associados
Ácidos minerais fortes concentrados
Bases fortes
Cianetos
Hipoclorito de sódio
Reação enérgica, explosão, produção de oxidante forte e produto tóxico
Ácido nítrico concentrado
Matéria orgânica
Reação enérgica, explosão e produto tóxico
Considere que houve o descarte indevido de dois conjuntos de substâncias:
(1) ácido clorídrico concentrado com cianeto de potássio;
(2) ácido nítrico concentrado com sacarose.
Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
O descarte dos conjuntos (1) e (2) resultará, respectivamente, em
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UECE) Atente para as seguintes citações:
I. "Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza."
(Maximilien Robespierre, líder e comandante do terror Jacobino, defensor de ideias revolucionárias para aquele tempo, como voto universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo, segundo a renda.)
II. "[...] garantir a propriedade do rico, a existência do pobre, o usufruto do industrial e a segurança de todos."
(Boissy d'Anglas, sobre o objetivo da Constituição de 1795, da qual foi o relator, promulgada pela Convenção após a queda do regime de terror implantado pelos jacobinos sob liderança de Robespierre.)
Analisando as citações acima, pode-se afirmar corretamente que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique como o Brasil foi governado após a saída de D. Pedro I do trono, durante a fase denominada Período Regencial.