(UNEB) A discussão sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis como uma alternativa “limpa”, comparada aos combustíveis fósseis, e como perspectiva de contribuir para a mitigação de mudanças climáticas, dentre outros aspectos, aponta para:
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:
A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.
Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.
Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Texto base: Leia o texto a seguir. “[...] O poder das famílias reais, como os Tudor, na Inglaterra, era imenso. O Parlamento tinha pouca autoridade no governo dos reis e imperadores. Uma das atribuições principais de um monarca era manter a lei e a ordem, para que seus súditos pudessem viver em segurança. Isso significava que qualquer rebelião era cruelmente debelada. Henrique VIII, da Inglaterra, chegou a mandar executar um grande amigo, Sir Thomas More, por ter desobedecido à sua autoridade. [...] A maior parte dos monarcas tentava ampliar seus domínios por meio de guerra e casamento. Os Habsburgos, da Áustria, estabeleceram o mais poderoso império da Europa. De 1519 a 1555, o imperador Carlos V reinou sobre territórios que se estendiam da Espanha até a Hungria e da Itália aos Países Baixos. [...]” MIDDLETON, Haydn. O cotidiano europeu no século XVI. 3ª ed. Coleção Povos do Passado.
São Paulo: Melhoramentos, 1995, p. 8-9.
Enunciado:
A partir das informações do texto e do que você estudou sobre o assunto, podemos afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema a seguir e responda a questão.
Vou-me embora vou-me embora
Vou-me embora pra Belém
Vou colher cravos e rosas
Volto a semana que vem
Vou-me embora paz na terra
Paz da terra repartida
Uns têm terra muita terra
Outros nem pra uma dormida
Não tenho onde cair morto
Fiz gorar a inteligência
Vou reentrar no meu povo
Reprincipiar minha ciência
Vou-me embora vou-me embora
Volto semana que vem
Quando eu voltar minha terra
Será dela ou de ninguém.
(AGUIAR, Vera (org.). Poesia Fora da Estante. Porto Alegre: Editora Projeto, 2007. p. 17)
Observe alguns versos do poema de Mário Quintana:
Volto a semana que vem
Não tenho onde cair morto
Os pronomes relativos em destaque cumprem sintaticamente a função de
- Física | F. Circuitos Elétricos
Três lâmpadas, L1 , L2 e L3 , com as mesmas características, são ligadas a uma fonte ideal de tensão, dispostas em três diferentes arranjos:
A alternativa que indica a ordenação adequada das potências consumidas pelos arranjos é: - Física | E. Geradores e Receptores
(UNIT) A figura representa um circuito constituído por um gerador de força eletromotriz ε igual a 34,0V e resistência interna, 2,0Ω, três resistores, cada um com a resistência elétrica de 10,0Ω, três dispositivos de medidas elétricas, A, B e C.
Nessas condições e desprezando-se as resistências elétricas do fio de ligação, é correto afirmar: