(UNEB) Considerando-se os impactos ambientais produzidos pela expansão da monocultura de cana-de-açúcar, no Cerrado, para produção de etanol, pode-se corretamente destacar:
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Resolva cada item a seguir:
a) Calcule o valor da expressão
Dica: Fatore primeiramente a expressão, com a finalidade de facilitar os cálculos.
b) Calcule os valores das incógnitas p e q no seguinte sistema de equações fracionárias.
- Física | B. Vetorial
(UNIFACS) Considere um sistema de irrigação que utiliza um cano subterrâneo com saída para a atmosfera inclinado 30° em relação ao solo. Desprezando-se a resistência do ar, sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10,0 m/s², que cos 30° e sen 30° são, respectivamente, iguais a 0,87 e 0,50, e que, pela saída do cano, que se encontra no nível do solo, é lançado um jato de água com velocidade de módulo igual a 20,0 m/s, o alcance do jato lançado no solo é, aproximadamente, igual, em m, a
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UNESP) O fato de ser a única monarquia na América levou os governantes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no continente, cercado de potenciais inimigos. Temia-se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atração sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça concreta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países independentes, com governos livres da influência argentina.
(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)
Segundo o texto, uma das preocupações da política externa brasileira para a região do Rio da Prata, durante o Segundo Reinado, era:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UEFS) A figura representa a intensidade da corrente elétrica I, que percorre um fio condutor, em função do tempo t. Nessas condições, é correto afirmar que a corrente média circulando no condutor no intervalo de tempo entre t = 0 e t = 6,0ms, em mA, é igual a
- História | 1.2 Início da Colonização
LOBO, C.; NOVAES, C. E. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997. VOT2022
Em 1534, o governo lusitano se viu diante de uma séria ameaça de perder as terras do Brasil para piratas franceses. Era preciso investir em segurança e efetivar a colonização de suas terras americanos, mas o governo não tinha recursos. De acordo com a charge, a solução encontrada foi