(UNIT) O hidróxido de potássio, KOH(s), é um composto químico corrosivo, tóxico e solúvel em água. Uma solução aquosa desse composto químico foi preparada, dissolvendo-se, cuidadosamente, 11,2g de KOH (s) em água suficiente para a obtenção de 2,0L de solução.
Com base nas informações e nos conhecimentos sobre soluções aquosas, é correto concluir:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfiel acontece porque
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UPE) “Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro. O uso do cinto de segurança no banco da frente e, principalmente, no banco de trás pode evitar muitas mortes. Milhares de pessoas perdem suas vidas no trânsito, e o uso dos itens de segurança pode reduzir essa estatística. O Brasil também está buscando, cada vez mais, fortalecer a nossa ação no campo da prevenção e do monitoramento. Essa é uma discussão que o Ministério da Saúde vem fazendo junto com outros órgãos do governo”, destacou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75% Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer, se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/1596-metade-dos-brasileiros-nao-usa-cinto-de-seguranca-no-banco-detrasAcesso em: 12 de julho de 2015.Em uma colisão frontal, um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para a frente. Esse movimento coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. Vamos supor que um carro popular com lotação máxima sofra uma colisão na qual as velocidades inicial e final do veículo sejam iguais a 72 km/h e zero, respectivamente. Se o passageiro do banco de trás do veículo tem massa igual a 80 kg e é arremessado contra o banco da frente, em uma colisão de 400 ms de duração, a força média sentida por esse passageiro é igual ao peso de
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIME) Cada população humana traz consigo sua carga singular de doenças genéticas. Assim, pessoas de ascendência europeia têm maior frequência de fibrose cística, africanos e seus descendentes têm frequência aumentada de siclemia e muitas populações asiáticas têm incidência mais alta de uma anemia chamada talassemia. Esses distúrbios raros resultam de mutações em genes individuais e exibem padrões de herança simples.( EHRIN et al..., 2009, p. 121).
Considerando-se aspectos das causas contextualizadas nas doenças genéticas, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) São causadas por variantes de genes ou de cromossomos, embora a expressão de tais condições, muitas vezes, seja influenciada por fatores ambientais e pela constituição genética de outros locos do indivíduo.
( ) Cada distúrbio genético é causado por alelos em um ou mais locos gênicos, cuja frequência varia de muito rara até moderadamente comum (como os alelos para fibrose cística, que são bastante frequentes em algumas populações).
( ) A seleção natural tende a eliminar indivíduos que manifestam doenças genética e isso seria a explicação mais provável pelo qual há mais indivíduos com doenças dominantes do que recessivas.
( ) A alta frequência de alelos para siclemia e para várias outras hemoglobinas defeituosas, em alguns locais geográficos, sinalizou a probabilidade de que algum agente da seleção natural estivesse mantendo esses alelos nas populações.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) A maioria das espécies de morcegos baseia-se nos ecos dos sinais que emitem para voar com uma precisão fantástica, mesmo na mais completa escuridão. O morcego Chrotopterus auritus, um dos maiores do Brasil, utiliza sinais de ultrassons com frequência que varia de 20 kHz a 100 kHz, de curta duração e de baixa intensidade, e alimenta-se de insetos, frutos e pequenos animais. [VILLAS BÔAS, 2010, p. 251-52).
Com base nas informações e nos conhecimentos de Física, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A velocidade de propagação de sinais com frequência 100 kHz no ar é maior do que a velocidade de propagação de sinais com frequência 20 kHz, no mesmo meio e nas mesmas condições.
( ) O morcego pode perceber, com precisão, por meio de ecos dos sinais emitidos, insetos de comprimento maior ou igual a 3,3 mm, quando o som se propaga no ar com velocidade de 330 m/s.
( ) Os sinais emitidos, na faixa de frequência de 20 kHz a 100 kHz, se forem de baixa intensidade, terão a mesma altura.
( ) O intervalo de tempo de emissão de sinais sendo reduzido, as informações captadas pelos morcegos, por meio dos ecos produzidos, serão mais precisas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Aristóteles propunha dois critérios para diferenciar senhores e escravos:
O primeiro critério é de ordem política: o homem é, por natureza, um animal político, um ser cívico; por conseguinte, só o homem livre é totalmente homem porque só ele está apto para a vida política. O senhor coincide com o cidadão. Pelo contrário, o escravo é, por natureza, incapaz de deliberar, participa da razão sem a possuir.
O segundo critério articula-se com o primeiro. Certos trabalhos que implicam apenas o uso da força são, por essência, servis e são esses os que se adéquam aos indivíduos que foram definidos como escravos pela sua incapacidade de raciocinar.
(Aristóteles, Política).
Baseado nos critérios de Aristóteles é correto afirmar: