(FITS)
Tem-se que 0,5mol de H2 e 0,5mol de I2 reagem em uma câmara de 100L, submetida ao vácuo e à temperatura de 527ºC. Considerando-se que, nessas condições, o valor de K para essa reação é 50 para concentrações expressas em molL-1, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 18.2 Problemas Envolvendo Divisão
Em um parque de diversões há três categorias de brinquedos: A, B e C. Os ingressos para as categorias A, B e C custam respectivamente 4 reais, 6 reais e 10 reais. André possui 100 reais para gastar nesses brinquedos. Comprou 8 ingressos da categoria A e 3 ingressos da categoria B. Com o restante do dinheiro, comprou o máximo possível de ingressos para a categoria C.
Qual o total de ingressos comprados por André?
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Marque a afirmativa verdadeira sobre a poluição na Terra.
- Arte - Fundamental | 05.2. Arte urbana
O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, analise com os alunos as charges. Na primeira charge as pessoas conseguiram pagar a conta? Por quê? Na segunda charge houve comunicação entre o aluno e a professora? Por quê?
1.2. Solicite aos alunos que, utilizando o último quadro, criem uma charge em que a comunicação funcione.
Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/a4/8c/38/a48c38ef06eebc864810b66149cfbfa0.jpg>. Acesso em: 1 maio 2018.
Disponível em: <http://lh5.ggpht.com/-xAj598rCFNQ/Tm0e1tzFjtI/AAAAAAAAM_Y/q7fkODPkyTk/Charge_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800>. Acesso em: 1 maio. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, explique aos alunos que eles participarão de uma dinâmica.
Duração da atividade: 5 minutos.
Materiais necessários: folha com desenhos, folha em branco e lápis.
2.2. Divida a turma em duplas. Dê aos alunos a seguinte instrução:
a) Um aluno da dupla receberá um papel com um desenho: pode ser uma forma geométrica, uma estrela ou outro objeto fácil de desenhar.
b) O outro aluno da dupla receberá um papel em branco e um lápis.
c) A dupla deverá se assentar de costas um para o outro.
d) O aluno que recebeu o desenho passará as instruções para que sua dupla replique o desenho na folha em branco, mas sem dizer o que está no desenho.
Importante: Os alunos deverão encontrar um jeito de um entender o que o outro está dizendo para conseguirem reproduzir a figura.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que comparem seus desenhos para verificar se conseguiram se comunicar de forma efetiva.
3.2. Avalie a dinâmica.
Pergunte aos alunos:
a) Vocês conseguiram reproduzir o desenho?
b) Como foi o processo comunicativo? Houve falhas? Quais foram as principais dificuldades / facilidades?
c) Como a pessoa que recebeu o desenho passou as instruções para a outra? Como a pessoa que desenhou recebeu as informações?
3.3. O que podemos aprender com essa dinâmica?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A importância dos povos indígenas para a proteção de florestas
Jennifer Ann Thomas
Enquanto áreas privadas registram índices mais
altos de desmatamento, terras indígenas são
conhecidas como barreiras contra o
desmatamento.
[5] A situação dramática dos indígenas
Yanomamis em Roraima evidenciou como este
povo foi negligenciado durante anos, a ponto de a
Polícia Federal abrir um inquérito para investigar
se houve crime de genocídio contra a etnia.
[10] Estima-se que cerca de 28.000 indígenas vivam na
Terra Indígena Yanomami, a maior reserva
indígena do Brasil.
Em 2022, o número de garimpeiros no
território, que exploram ouro de forma ilegal,
[15] passou de 20.000 indivíduos. O garimpo ilegal é
associado à contaminação por mercúrio, ao
aumento da violência e à exploração sexual, além
de ser um crime ambiental que explora recursos
naturais do país.
[20] Os povos originários do Brasil são parte da
história e da formação cultural do país. Além da
riqueza cultural associada aos diversos modos de
vida, às línguas e aos saberes tradicionais, os povos
indígenas são reconhecidos como os maiores
[25] guardiões das florestas no mundo.
De acordo com um levantamento do
MapBiomas, “os territórios indígenas estão entre
as principais barreiras contra o avanço do
desmatamento no Brasil. Nos últimos 30 anos, as
[30] terras indígenas perderam apenas 1% de sua área
de vegetação nativa, enquanto nas áreas privadas
a perda foi de 20,6%”.
Segundo a Organização das Nações
Unidas, povos indígenas representam cerca de 5%
[35] da população mundial, ao mesmo tempo em que
correspondem de 10% a 30% das pessoas mais
pobres do mundo.
Em um estudo publicado no periódico
Current Biology em novembro de 2022, que
[40] analisou o impacto de terras indígenas protegidas
em florestas tropicais, os pesquisadores
escreveram que “áreas indígenas protegidas
tiveram o maior efeito protetor sobre a
integridade da floresta e a menor intensidade de
[45] uso da terra em relação às terras indígenas, áreas
protegidas e controles não protegidos”.
As imagens chocantes que mostraram as condições
em que vivem os Yanomamis do Brasil
evidenciaram como um povo inteiro está
[50] ameaçado. Em nota, o Ministério Público Federal
(MPF) afirmou que “a grave situação de saúde e
segurança alimentar sofrida pelos povos
Yanomamis resulta da omissão do Estado brasileiro
em assegurar a proteção de suas terras”. Proteger
[55] os povos originários é defender, também, a
história, a cultura e o meio ambiente do Brasil.
https://veja.abril.com.br/agenda-verde/a-importancia-dospovos-indigenas-para-a-protecao-de-florestas/ 25 jan 2023.Texto adaptado.
O objetivo do texto é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
18. Observa los números en las imágenes.
Ahora señala dónde los números están escritos correctamente.