(UESB)
A análise dos sistemas em equilíbrio químico, representados pelas equações químicas I e II, permite concluir:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
A campanha institucional sugere ações cotidianas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.
Na estruturação do texto, identifica-se o uso:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O professor de Educação Física pediu às crianças, representadas na imagem a seguir, que formassem um grupo com 4 alunos para iniciarem a brincadeira. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
Quantas crianças, no total, irão participar da brincadeira?
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Leia o texto a seguir.
MONTESQUIEU. Do espírito das leis (1748). São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 387.
De acordo com a política mercantilista, as colônias
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Os invasores portugueses fizeram guerras contínuas contra os indígenas, com a finalidade de prendê-los e vendê-los como escravos. Entravam nas aldeias, roubavam e destruíam suas roças, obrigavam-os a trabalhar como escravos na base de chicote. À medida que foram necessitando de mais mão-de-obra, organizavam expedições que eram chamadas de “Bandeiras”.
Mas a principal causa das mortes dos índios foi a chegada de novas doenças vindas da Europa e da África, como o sarampo, a varíola, a malária e a febre amarela. Aldeias inteiras ficaram despovoadas por causa dessas doenças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.
Escreva duas conclusões sobre o relacionamento dos portugueses com os índios logo após o descobrimento do Brasil.
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(IME) Dados três conjuntos quaisquer F, G e H. O conjunto G-H é igual ao conjunto: