(UESC)
Todo processo reversível tende para um estado de equilíbrio. Atingindo o estado de equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa permanecem iguais e, em consequência, as concentrações de reagentes e de produtos não mais se alteram. Entretanto, qualquer fator externo que venha causar alterações na velocidade da reação direta ou inversa provoca modificação na concentração de substâncias envolvidas, o que leva um sistema a um novo estado de equilíbrio.
Assim, a partir dessas informações, uma análise do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química permite afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do texto e da imagem, faça o que se pede.
a) Qual era a função dos escravos na produção do café?
b) Cite as vantagens da mão de obra escrava para os cafeicultores.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEPB) A ingestão de bebida alcoólica bem como ar rarefeito (pouco denso) possibilitam que a oxigenação do cérebro de um homem adulto normal seja reduzida. Sobre estes dois aspectos (ingestão de álcool e ar rarefeito), considere a situação hipotética deste homem viajando de avião comercial à altitude de cruzeiro (11 mil metros), o qual ingeriu bebida alcoólica durante o voo. Analisando-se esta situação, leia as seguintes proposições:
I. Os efeitos do álcool durante o voo serão maiores que em terra firme porque, nessa situação, o organismo produz uma quantidade menor de oxihemoglobina, uma substância responsável pela oxigenação de todo o corpo, incluindo o cérebro.
II. Os efeitos do álcool serão anulados porque, apesar de parte do oxigênio que sai dos alvéolos pulmonares e chega ao sangue ser transportada pelos eritrócitos ligados à hemoglobina, a maior parte desse oxigênio começa a ser transportada e dissolvida no plasma sanguíneo.
III. O efeito do álcool será o esperado em condições de terra firme porque o gás carbônico produzido combinado com a hemoglobina, no lugar do oxigênio, formando a carbohemoglobina, contribui para a queda do pH no sangue e consequentemente anula o efeito da baixa pressão em altitudes elevadas.
IV. Os efeitos da ingestão alcoólica e da altitude sobre a absorção do oxigênio pela hemoglobina serão somados, sendo o indivíduo levado a inalar menos oxigênio, o que dificulta a absorção do gás pelas hemácias do sangue.
V. Os efeitos de saturação da hemoglobina em pressão de altitude e ingestão de álcool serão potencializados porque a hemoglobina é uma proteína que apresenta sítios de ligação com o O2, nos quais surge uma ligação fraca e reversível, quando a pressão parcial de O2 é elevada, como ocorre na passagem do sangue pelos pulmões: o oxigênio se liga à hemoglobina e, quando a pressão parcial de O2 é baixa, o oxigênio é liberado.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Duas castas de considerações fez de si para consigo o cauto Conselheiro. Primeiramente foi saltar-lhe ao nariz a evidência de que ministro não visita empregado público, ainda que in extremis, mesmo a uma braça, ou duas, acima do chapéu do amanuense mais bisonho. Também não visita escritor enfermo por ser escritor, e por estar enfermo. Seriam trabalhos, ambos, a que não se daria um ministro, nem sempre ocupado das cousas, altas ou baixas, do Estado.
O tempo ministerial não se vai perdulariamente, não se faz em farinhas. Os titulares esquivam-se até a suspirar, que os suspiros implicam o desperdício de minutos se o suspiro é de minutos, além de permitirem ilações perigosas sobre a estabilidade do ministro, quando não do próprio gabinete. A segunda ponderação remeteu-o à certeza de que terminantemente chegavam ao cabo seus dias; e de que as esperanças eram aéreas, atado agora à cama até que o encerrassem na urna, como um voto eleitoral frio.
MARANHÃO, H. Memorial do fim: a morte de Machado de Assis.
São Paulo: Marco Zero, 1991.
O texto relata o momento em que, no leito de morte, Machado de Assis recebe a visita do Barão do Rio Branco, ministro de Estado. Criando a cena, o narrador obtém expressividade ao
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O chorume é somente o líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica, e os lixiviados, ou percolados, são a solução do chorume com a água, de origem superficial ou subterrânea. Sendo uma das principais fontes de poluição dos aterros sanitários, esses resíduos líquidos poluem as águas subterrâneas e o solo em que o lixo está depositado.
SÁ, L. F. de; JUCÁ, J. F. T.; SOBRINHO, M. A. Tratamento do lixiviado de aterro sanitário usando destilador solar.
Revista Ambiente & Água, v. 7, n. 1, 2012 (adaptado).
Para evitar o problema ambiental causado pelos resíduos citados no texto, é necessário que a gestão dos aterros sanitários
- Química | 2.3 Termoquímica
Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH)2, e o peróxido de hidrogênio, H2O2, catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2, produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) C6H4O2(aq) + 2H2O(ℓ)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) C6H4O2(aq) + H2(g) ∆Hº = 177 kJ.
II. H2O2(aq) H2O(ℓ) + 1/2O2(g) ∆Hº = -94,6 kJ.
III. H2(g) + 1/2O2(g) H2O(ℓ) ∆Hº = -286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a