(UESB) Enquanto, há exatamente um século, não existia mais do que umas poucas lâmpadas elétricas, atualmente, a humanidade está extremamente dependente da eletricidade em sua vida cotidiana. Os ancestrais gregos, observando os fenômenos elétricos, notaram que, atritando o âmbar, pequenos objetos eram atraídos. Com base nos conhecimentos sobre Eletricidade, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UESC) Considere uma partícula eletrizada que se encontra em repouso em uma região onde existe um campo elétrico uniforme, de direção vertical e de sentido para cima, produzido por duas placas paralelas, horizontais e igualmente carregadas e distantes 72,0 cm uma da outra.
Sabendo-se que a partícula tem peso igual a 4,0. 10-12N e está eletrizada com carga elétrica igual a 2,4. 10-18C, a diferença de potencial elétrico entre as placas é igual, em 106V, a
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
A escrita é uma tecnologia intelectual que vem auxiliar o trabalho biológico. É como uma nova memória, situada fora do sujeito, e ilimitada. Com ela não é mais necessário reter todos os relatos – este auxiliar cognitivo vem, portanto, relativizar a memória para que a mente humana possa desviar sua atenção consciente para outros recursos e faculdades.
Se é arriscado associar diretamente o surgimento da ciência ao da escrita, podemos, de qualquer forma, afirmar que a escrita deu impulso e desempenhou um papel fundamental na construção do discurso científico. O distanciamento possibilitado pela grafia no papel traz o registro das experiências e das hipóteses, o conhecimento especulativo, o documentário de comprovações, a compilação de teorias e de paradigmas em torno dos quais as comunidades científicas vão se agrupar.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
O advento da escrita como tecnologia intelectual está diretamente ligado a uma série de mudanças na forma de pensar e de construir o conhecimento nas sociedades.
A partir do texto, constata-se que, na elaboração do discurso científico, a escrita:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
- a) O adjunto adverbial é o termo que modifica o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio. Com base nessa informação, identifique qual é a palavra, bem como a sua classe gramatical, que está sendo modificada pelo adjunto adverbial “caninamente”.
- b) Explique qual é a circunstância expressa pelo adjunto adverbial “caninamente” no contexto da tirinha.
- c) O vocábulo “caninamente” é um neologismo, fenômeno linguístico que consiste na criação de novas palavras. Explique qual foi o critério que a personagem da tirinha utilizou para criar esse vocábulo.
- d) Que palavra da nossa língua poderia substituir o neologismo “caninamente” sem alteração da circunstância presente no texto original?
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEL) A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar problemas para o solo, água, construções e seres vivos. Um dos responsáveis por este fenômeno é o gás SO3 que reage com a água da chuva originando ácido sulfúrico. O SO3 não é um poluente produzido diretamente pelas fontes poluidoras, mas é formado quando o SO2 liberado pela queima de combustíveis fósseis, reage com o oxigênio do ar. Esta reação é representada pela equação mostrada a seguir.
2SO2(g) + O2(g) -> 2SO3(g)
As reações de formação do SO2 e do SO3 são exotérmicas, e as variações de entalpias destas reações são 297 Kj/mol e 396 kJ/mol respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de energia envolvida na reação entre 1,0 mol de SO2 gasoso e oxigênio gasoso, assim como o tipo de processo.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: No processo de consolidação do Primeiro Império Babilônico (1800 – 1600 a.C.), observamos a trajetória que permitiu a civilização amorita subjugar uma grande parcela da população encontrada na Mesopotâmia. Entre os diversos reis que empreenderam a formação dessa estrutura política sólida e centralizada, destacamos o papel desempenhado por Hamurabi, monarca que comandou a Babilônia entre os séculos XVIII e XVII a.C.. (...) Por isso, o rei Hamurabi ordenou a criação de um código de leis composto por aproximadamente 280 artigos devidamente registrados em um imenso monólito, que levava em seu topo um relevo com a imagem do próprio rei. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/historiag/codigo-hamurabi.htm> Acesso em: 23 de dez. 2015.
Enunciado:
a) Seja na Antiga Mesopotâmia ou no Brasil atual, explique a importância de se ter um código de leis escritas.
b) O Código de Hamurabi continha leis objetivas cujo princípio era “dente por dente e olho por olho. ” Explique o que significa esse princípio.