(UESB) Enquanto, há exatamente um século, não existia mais do que umas poucas lâmpadas elétricas, atualmente, a humanidade está extremamente dependente da eletricidade em sua vida cotidiana. Os ancestrais gregos, observando os fenômenos elétricos, notaram que, atritando o âmbar, pequenos objetos eram atraídos. Com base nos conhecimentos sobre Eletricidade, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Materiais:
- Papel craft
- Revistas velhas
- Tesoura e cola
- Canetas hidrocor
- Tintas guache
- Copinhos de café
- Papel toalha
Desenvolvimento:
Dividir a turma em duplas, estender o papel craft no chão e propor aos alunos que façam o contorno do corpo do colega no papel. Será necessária a orientação do professor quanto ao fato de que braços e pernas estejam ligeiramente abertos para facilitar o trabalho dos alunos.
Em seguida solicitar aos alunos que procurem nas revistas imagens de objetos que estejam relacionados a cada parte do corpo e efetuem sua colagem nos espaços respectivos do corpo de papel.
Por último, preencher os espaços sem colagens com tintas guache aplicadas com os dedos.
Observações:
- Enquanto as crianças colam as imagens sobre os corpos de papel o professor distribui pequenas quantidades de tinta guache nos copinhos de café para distribuir aos grupos com papel toalha para efetuar a limpeza dos dedos antes que a criança mude de cor na aplicação.
- Este trabalho poderá ser posteriormente recortado e exposto na parede um ao lado do outro, seguidamente, conforme exemplo abaixo:
- Física | 7.1 Relatividade
(FUVEST) O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,
Note e adote:
Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m) : E=m.c² ;
Massa do elétron= 9 x 10-31 kg ;
Velocidade da luz c= 3,0 x 108 m/s;
1 eV = 1,6 x 10-19 J;
1 MeV = 106 eV
No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
- Matemática | 15.1 Ponto
Um aplicativo de relacionamentos funciona da seguinte forma: o usuário cria um perfil com foto e informações pessoais, indica as características dos usuários com quem deseja estabelecer contato e determina um raio de abrangência a partir da sua localização. O aplicativo identifica as pessoas que se encaixam no perfil desejado e que estão a uma distância do usuário menor ou igual ao raio de abrangência. Caso dois usuários tenham perfis compatíveis e estejam numa região de abrangência comum a ambos, o aplicativo promove o contato entre os usuários, o que é chamado de match.
O usuário P define um raio de abrangência com medida de 3 km e busca ampliar a possibilidade de obter um match se deslocando para a região central da cidade, que concentra um maior número de usuários. O gráfico ilustra alguns bares que o usuário P costuma frequentar para ativar o aplicativo, indicados por I, II, III, IV e V. Sabe-se que os usuários Q, R e S, cujas posições estão descritas pelo gráfico, são compatíveis com o usuário P, e que estes definiram raios de abrangência respectivamente iguais a 3 km, 2 km e 5 km.
Com base no gráfico e nas afirmações anteriores, em qual bar o usuário P teria a possibilidade de um match com os usuários Q, R e S, simultaneamente?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine de Pedro Almodóvar
[1] El cine de Almodóvar cultiva un naturalismo que destruye el usual costumbrismo burgués del cine español. Suele
representar, por el contrario, una realidad marginal o del subproletariado urbano y abunda en elementos escandalosos y
provocadores: policías corruptos, consumo de drogas, maltrato, prostitución, niños precoces, paletos filosóficos, marujas
[4] desesperadas, homosexualidad desgarrada, etc., todo ello sin renunciar a su humor irreverente y sin dejar de provocar con
heterodoxas escenas. Este material escandaloso podría pretender, como en el caso de los surrealistas, épater les bourgeois
(perturbar a los burgueses). Con el tiempo, sin embargo, va puliendo su escritura y desarrollando guiones cada vez más
[7] sofisticados y coloristas, muy cercanos al melodrama clásico.
En películas posteriores como ¡Átame!, clasificada inicialmente como en Estados Unidos — a raíz de esta película, nació
la clasificación americana NC-17, también adjudicada a La Mala Educación —, una mujer llega a enamorarse de su secuestrador
[10] y en Kika llega incluso a trivializar la violación. También abundan, entre sus fuentes de inspiración, casi siempre autobiográficas,
los elementos buñuelescos y anticlericales, como el humor negro o el cura pederasta de La Mala Educación, o pertenecientes
a la cultura "cañí" de masas y el arte de vanguardia.
[13] Almodóvar mezcla en sus películas lo tradicional y lo transgresor. Es característica su afición a los boleros, a Chavela
Vargas, a Caetano Veloso, y en general a la estética más punk y transgresora, basada en la utilización de colores muy vivos y
fuertemente contrastados, exteriores vulgares y degradados y las desproporciones violentas entre los intérpretes humanos y los
[16] Entornos físicos de los edificios. Sua experiência como ator e cantante lo ha hecho transformarse en un importante diretor de
actores y como guionista pergeña especialmente bien los personajes femeninos y las historias cargadas de dramatismo.
Na opinião de Lynn Hirschberg, "Almodóvar preside sobre sus cambiantes personajes como un cura benevolente: acepta
[19] y perdona prácticamente a todos ellos, no importa lo terrible de sus pecados. Un secuestrador, un violador o un pedófilo pueden
tener un corazón puro; por supuesto, los aparentemente inocentes también pueden ser culpables".
Internet: <es.wikipedia.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo siguiente ítem.
El elemento "lo" desempeña la misma función gramatical en "lo tradicional" (l.13) y en "lo ha hecho" (l.16).
- Física | D. Capacitores
(FASA)
A figura representa o esquema de associação de capacitores de um trecho do circuito de um aparelho de desfibrilação para armazenar cargas elétricas para serem liberadas na aplicação do choque elétrico no coração de um indivíduo acometido de arritmia ou, no caso de parada cardiorrespiratória, restabelecer o ritmo cardíaco do paciente.
Sabendo-se que a tensão entre os pontos A e B é igual a ΔV e considerando-se os capacitores idênticos cada um com a capacitância C, com base nos conhecimentos de Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A capacitância equivalente da associação é igual a 6C.
( ) A carga armazenada no desfibrilador é igual a 11C∆V/6.
( ) A energia armazenada no desfibrilador é igual a 11C∆V²/12.
( ) A energia armazenada no capacitor C3 é igual à metade da carga armazenada no capacitor C1.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a