(UNIFACS) Ao se mover em um ambiente seco, uma carga elétrica é acumulada no corpo de uma pessoa. Como o corpo possui alta tensão, a energia pode ser descarregada em forma de faíscas e choques. Assim, considerando-se um corpo humano isolado do solo, com uma capacitância típica de 150 pF, é correto concluir que, para produzir um potencial de 10kV, é necessária uma carga, em μC, igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uel) As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas.
Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.
- Física
Duas bolas, 1 e 2, movem-se em um piso perfeitamente liso. A bola 1, de massa M1 =2 kg move-se no sentido da esquerda para direita com velocidade v1 = 1 m/s A bola 2, de massa m2 =1 kg move-se com ângulo de 60° com o eixo x, com velocidade v2= 2 m/s Sabe-se que o coeficiente de atrito cinético entre as bolas e o piso rugoso é 0,10 e a aceleração gravitacional é g= 10 m/s2. Ao colidirem, permanecem unidas após o choque e movimentam-se em um outro piso rugoso, conforme mostra a figura. A distância percorrida, em metros, pelo conjunto bola 1 e bola 2 até parar é igual a:
- Química | 1.7 Gases
Considere a expansão de um gás ideal inicialmente contido em um recipiente de 1 L sob pressão de 10 atm. O processo de expansão pode ser realizado de duas maneiras diferentes, ambas à temperatura constante:
I. Expansão em uma etapa, contra a pressão externa constante de 1 atm, levando o volume final do recipiente a 10 L.
II. Expansão em duas etapas: na primeira, o gás expande contra a pressão externa constante de 1 atm até atingir um volume de 2 L; na segunda etapa, o gás expande contra uma pressão constante de 1 atm atingindo o volume final de 10 L.
Com base nestas informações, assinale a proposição CORRETA.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNESP) Leia o texto e observe o mapa para responder à questão a seguir.
Nem existia Brasil no começo dessa história. Existiam o Peru e o México, no contexto pré-colombiano, mas Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, não. No que seria o Brasil, havia gente no Norte, no Rio, depois no Sul, mas toda essa gente tinha pouca relação entre si até meados do século XVIII. E há aí a questão da navegação marítima, torna-se importante aprender bem história marítima, que é ligada à geografia. [...] Essa compreensão me deu muita liberdade para ver as relações que Rio, Pernambuco e Bahia tinham com Luanda. Depois a Bahia tem muito mais relação com o antigo Daomé, hoje Benin, na Costa da Mina. Isso formava um todo, muito mais do que o Brasil ou a América portuguesa. [...]
Nunca os missionários entraram na briga para saber se o africano havia sido ilegalmente escravizado ou não, mas a escravidão indígena foi embargada pelos missionários desde o começo, e isso também é um pouco interesse dos negreiros, ou seja, que a escravidão africana predomine. [...] A escravização tem dois processos: o primeiro é a despersonalização, e o segundo é a dessocialização.
(Luiz Felipe de Alencastro. Entrevista a Mariluce Moura. “O observador do Brasil no Atlântico Sul”. In: Revista Pesquisa Fapesp, no 188, outubro de 2011.)
A “despersonalização” e a “dessocialização” dos escravizados podem ser associadas, respectivamente,
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
No desenho técnico, é comum representar um sólido por meio de três vistas (frontal, perfil e superior), resultado da projeção do sólido em três planos, perpendiculares dois a dois.
www.uems.br. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).
Com base nas vistas fornecidas, qual figura melhor representa essa torre?