(UNIFACS) Ao se mover em um ambiente seco, uma carga elétrica é acumulada no corpo de uma pessoa. Como o corpo possui alta tensão, a energia pode ser descarregada em forma de faíscas e choques. Assim, considerando-se um corpo humano isolado do solo, com uma capacitância típica de 150 pF, é correto concluir que, para produzir um potencial de 10kV, é necessária uma carga, em μC, igual a
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02.2 Massa
Dois alunos do 4º ano apresentaram para a turma de colegas duas bolas de couro da mesma dimensão. As bolas pareciam ser muito semelhantes, porém, ao serem colocadas na balança, uma de cada vez, uma “pesou” muito mais que a outra.
Como você explica essa diferença?
- História - Fundamental | 10. Povos antigos da américa
Cite os 3 povos que constituíram as maiores civilizações do continente americano no passado.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(IFSC) Árvore da vida baseada nos cinco reinos de Whittaker. Dentro de cada reino existem divisões denominadas Filos.
Com base na figura e com relação aos Reinos da Natureza e aos grupos que os compõem, assinale a alternativa CORRETA.
- Ciências - Fundamental | 09. Puberdade, Ciclo Menstrual e Gravidez
Texto base: Leia o texto abaixo. Para os índios Karajá, toda mulher tem dentro de seu ventre uma pequena piranha. Quando uma jovem sente pela primeira vez o ataque da piranha, sofrendo perda de sangue, isso é um sinal do começo de uma nova fase. Nesse momento toda aldeia fica sabendo que ela deixou de ser uma criança para se tornar uma mulher. A partir daí a jovem índia passa a ter uma posição diferente na aldeia, adquirindo novos direitos e deveres. Com esse acontecimento todos sabem que ela está pronta para se casar. Disponível em: <www.recantodasletras.com.br/ensaios/4176272>.
Acesso em: 22 dez. 2016. Adaptado.
Segundo seus conhecimentos sobre o corpo humano, o “ataque da piranha” representa:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
1. Presentamos a seguir el relato de un padre que vive en Canadá sobre la escuela de sus hijos.
Una visión de la escuela y los chicos
por Guillermo en 7 de Marzo 2008
Tener la oportunidad (o la obligación, si se quiere!) de llevar a los chicos a la escuela todas las mañanas, pasar al mediodía a buscar a Facundo, leer en estas semanas que estoy actuando de padre y madre, las agendas de ambos, me da una visión sobre la escuela que me permito compartir hoy con ustedes. Son visiones muy particulares, no son la verdad verdadera, por supuesto, ni el parámetro con el cual deban los lectores medir “la educación primaria en Canadá”.
La Escuela
Por lo pronto, el hecho que los chicos deban concurrir a la escuela de su barrio, colabora con un mayor sentimiento de pertenencia y comunidad. Todos vivimos en la misma zona, quien más, quien menos, es vecino. Es muy probable que el hijo o hija de tu vecino sea compañero o compañera de grado de tus hijos.
He visto que muchos chicos de primaria acompañan a vecinitos de Kínder hasta la escuela. Todos los días, al llegar el ómnibus que trae a los más chiquitos, siempre los veo bajar acompañados por dos o tres chicos de 10 u 11 años que los escoltan hasta el sector que les pertenece. Lo mismo al mediodía, a la salida esos mismos chicos los acompañan en fila hasta el ómnibus. Me transmite una sensación de responsabilidad muy reconfortante. Hay que ver como los de Kínder les hacen caso a estos grandulones que, a su vez, se los ve bien serios cuidando de los más chiquitos. Los cuentan, los llevan en fila, cuidan que no se resbalen, los ayudan…!! Es una linda imagen.
http://loszieglerencanada.com/2008/03/07/una-vision-de-la-escuela-y-los-chicos/ (fragmento)
Después de leer el texto, Kínder significa: