(UNIC) Uma pessoa se movendo em um ambiente seco acumula carga elétrica em seu corpo. Como o corpo humano possui alta tensão, pode descarregar a energia em forma de faíscas e choques que podem danificar dispositivos eletrônicos sensíveis. Considere um corpo humano isolado do solo e com capacitância típica de 140,0 pF.
Para produzir um potencial de 12,0 kV, o corpo deverá produzir uma carga, em μC, igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNB) Os itens adiante se referem a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os como Verdadeiro e Falso.
( ) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.
( ) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.
( ) A ocorrência de enormes quantidades de água no Planeta Terra foi, sem dúvidas, uma condição importante para o surgimento e a manutenção da vida.
( ) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos.
- História | 3.4 Ditadura Militar
A reação (ao comício de Jango) não demorou: um grupo de católicas de classe média, e com o expresso apoio da Igreja, promoveu, no dia 19 de março de 1964, uma passeata que reuniu cerca de 500 mil pessoas na Praça da Sé, em São Paulo. Protestavam contra o governo de João Goulart, acusado de promover a baderna, a corrupção e levar o país à instabilidade política. Essa mobilização ficou conhecida como Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Setores militares viam nessa manifestação o apoio de que precisavam para impetrar o golpe. ORIÁ, Ricardo. 31 de março de 1964. Golpe de 1964. In: BITTENCOURT, Circe. Dicionário de datas da História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 74.
A atuação de movimentos como o descrito no texto foi um importante elemento para a posterior instauração do Regime Civil-Militar no Brasil, pois teve como motivação o(a)
- Geografia | 5.2 Migração
A Europa que baixa as suas fronteiras e se mostra acolhedora em face de determinadas pessoas e interesses econômicos faz precisamente o inverso quando se depara com mobilidades constituídas por cidadãos pobres e/ou pertencentes a minorias étnicas, quase sempre imaginados como uma ameaça à sua harmonia socioeconômica e segurança interna.
SACRAMENTO, Octávio. A Europa, as migrações e o cosmopolitismo. Pensamiento Americano, v. 9, n. 17, p. 19-31, 2016.
A crítica presente no texto acerca das migrações contemporâneas no contexto europeu é direcionada à
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) Durante uma festa de colégio, um grupo de alunos organizou uma rifa. Oitenta alunos faltaram à festa e não participaram da rifa. Entre os que compareceram, alguns compraram três bilhetes, 45 compraram 2 bilhetes, e muitos compraram apenas um. O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos, e o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio.]
Quantos alunos compraram somente um bilhete?
- Geografia | 6.2 Energia
O ícone dos conflitos que assolam a região da bacia do Xingu na atualidade é o projeto da hidrelétrica de Belo Monte. Prevista para ser implantada no Médio Xingu, tem a capacidade de gerar, segundo os estudos da Eletronorte, 11 mil megawatts de energia, o que faria dela a segunda maior hidrelétrica do Brasil. Entre adesivos que refletem o teor polêmico do projeto — “Eu quero Belo Monte” e “Fora Belo Monte” —, os moradores de Altamira, cidade polo da região onde a usina deverá ser construída, se dividem.
MARTINHO, N. O coração do Brasil. Horizonte Geográfico, n. 129, jun. 2010 (adaptado).
Na polêmica apresentada, de acordo com a perspectiva dos trabalhadores da região, um argumento favorável e outro contrário à implementação do projeto estão, respectivamente, na