(UNEAL)
A figura representa um tipo de teclado de um computador em que cada tecla é ligada a uma placa móvel. Entre a placa móvel e outra placa fixa, existe um dielétrico compressível. Sabendo-se que as placas e o dielétrico constituem um capacitor plano, com o computador em funcionamento, ao pressionar levemente a tecla a
Questões relacionadas
- Física
Dois garotos de massas iguais a 40kg e 35 kg sentaram em uma gangorra de metros de comprimento para brincar. Os dois se encontravam à mesma distância do centro de massa e do apoio da gangorra que coincidiam na mesma posição. Para ajudar no equilíbrio foi usado um saco de 10kg de areia.
Considerando o saco de areia como ponto material, qual a distância, em metros, do saco de areia ao ponto de apoio da gangorra?
- Geografia | 7. Geopolítica
Após o fim da União Soviética, os Estados Unidos têm imposto ao mundo uma ordem com base em seus interesses, tomando decisões unilaterais sem considerar resoluções de organismos internacionais, como a ONU.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo do que se diz no texto.
- História | 4. Patrimônio Cultural
O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
- Geografia | 3.3 Solo
Estima-se que cerca de 80% da área cultivada do estado de São Paulo esteja sofrendo processo erosivo, causando uma perda de mais de 200 milhões de toneladas de solo por ano. 70% desse solo chegam aos mananciais, causando assoreamento e poluição.
ZOCCAL, J. C. Adequação de erosões: causas, consequências e controle da erosão rural.
Soluções cadernos de estudos em conservação do solo e água. Presidente Prudente:
Codasp, v. 1, n. 1, maio 2007 (adaptado).Como São Paulo, todo o Brasil sofre com o problema da deflagração e aceleração da erosão hídrica em áreas cultivadas, sendo que a perda de solos por esse tipo de erosão caracteriza-se por ser
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira (RO)
Animal raro foi encontrado por biólogos em canteiro de obras de usina. Exemplares estão no Museu Emilio Goeldi, no Pará
O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles tem a descrição exata de localidade, apenas "América do Sul". A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.
XIMENES, M. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.A notícia é um gênero textual em que predomina a função referencial da linguagem. No texto, essa predominância evidencia-se pelo(a):