(FACULDADE GUANAMBI) Considere um circuito constituído por um gerador ideal de força eletromotriz ε e duas lâmpadas incandescentes L1 e L2, com resistências elétricas, respectivamente, iguais a R e R/2, associadas em paralelo.
Nessas condições e com base nos conhecimentos sobe eletrodinâmica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(CEFET-MG) Entre o final da Segunda Guerra Mundial e o final da década de 1960, o número de Estados internacionalmente reconhecidos na Ásia quintuplicou. Na África, onde havia um país independente em 1939, agora eram cerca de cinquenta. O mapa do globo transformou- se de modo impressionante nesse período.
O fenômeno descrito pode ser explicado pela(o):
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
47. Texto base: Camaradas, operários e camponeses, todos os trabalhadores! A Revolução operária e camponesa venceu definitivamente em Petrogrado [...], e também em Moscou [...]. Camaradas trabalhadores! Lembrai-vos que vocês mesmos dirigem o Estado. Vocês mesmos deverão se juntar e tomar os assuntos do Estado [...]. Os latifundiários e os capitalistas acolhem hostilmente a nossa Revolução. 5 de novembro de 1917. Petrogrado. O presidente do Conselho de Comissários do Povo V. Uliánov (Lênin). In: LÊNIN, V. I. Obras Escolhidas. v. 2. Lisboa: Progresso; Moscou:Avante!, 1978. p. 415-416. (Fragmento)
Enunciado:
As principais medidas tomadas pelo Conselho dos Comissários do Povo, liderados por Lênin, foram a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o anúncio publicitário a seguir, do desodorante masculino produzido pela empresa Unilever – empresa fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Em seguida, responda as questões 33, 34 e 35.
EXPLIQUE se a ambiguidade presente nesse anúncio publicitário foi algo intencional ou inadequado. JUSTIFIQUE sua resposta.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.
UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).
O texto tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.
KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1994 (adaptado).
O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que: