Yaô
Aqui có no terreiro
Pelú adié
Faz inveja pra gente
Que não tem mulher
No jacutá de preto velho
Há uma festa de yaô
Ôi tem nêga de Ogum
De Oxalá, de lemanjá
Mucama de Oxossi é caçador
Ora viva Nanã
Nanã Buruku
Yô yôo
Yô yôoo
No terreiro de preto velho iaiá
Vamos saravá (a quem meu pai?)
Xangô!
VIANA, G. Agó, Pixinguinha! 100 Anos. Som Livre, 1997.
A canção Yaô foi composta na década de 1930 por Pixinguinha, em parceria com Gastão Viana, que escreveu a letra. O texto mistura o português com o iorubá, língua usada por africanos escravizados trazidos para o Brasil. Ao fazer uso do iorubá nessa composição, o autor:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as soluções aquosas de três ácidos, HA, HB e HC, de mesmas concentrações. As moléculas de água não estão representadas.
Considerando essas representações, foram feitas as seguintes afirmações sobre os ácidos:
I. HB é um ácido mais forte do que HA e HC.
II. Uma solução aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade elétrica do que uma solução aquosa de mesma concentração de HC.
III. Uma solução aquosa de HC deve apresentar pH maior do que uma solução aquosa de mesma concentração de HB.
Está correto o que se afirma em
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Diabetes melito tipo 1 é um distúrbio biológico em que há ausência de produção de insulina, hormônio que promove a retirada de glicose da corrente sanguínea e seu encaminhamento para o interior das células dos tecidos muscular, adiposo e hepático. Esse problema de saúde decorre de uma disfunção em uma glândula que atua no controle dos níveis de glicose no sangue.
A glândula que apresenta relação direta com a doença citada é o(a)
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
No universo U = , a equação 8(x - 3) - 2(3x - 10) = 2x - 4 é:
- Física
Um trem em alta velocidade desloca-se ao longo de um trecho retilíneo a uma velocidade constante de 108 km/h. Um passageiro em repouso arremessa horizontalmente ao piso do vagão, de uma altura de 1 m, na mesma direção e sentido do deslocamento do trem, uma bola de borracha que atinge esse piso a uma distância de 5 m do ponto de arremesso.Se a bola fosse arremessada na mesma direção, mas em sentido oposto ao do deslocamento do trem, a distância, em metros, entre o ponto em que a bola atinge o piso e o ponto de arremesso seria igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
Ser adolescente é difícil?
Na atual situação, ser adolescente é difícil, sim! Pra falar a verdade, às vezes, é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e quando existe tempo, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia ter.
Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa: “vocês têm tudo na mão, na minha época – ‘comentário clássico...’ – era tudo diferente: a gente tinha de andar dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem contar que nos deixavam ajoelhados no milho”.
Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior [...]. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor). Ao chegar à sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas “reguadas” na mão seria menos doloroso do que ficar escrevendo por horas seguidas. Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras...
Após essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições que temos de fazer! E lá se foi a fome, né? Come-se rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir. De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina superestressante de sempre.
No fim de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o “ pai mala”: vamos ao mercado, lavar o carro... O pai dá sempre um jeito de acordar a gente no sábado pela manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre.
Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir ao cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento que você já estava.
Eis que chega a maravilhosa noite de sábado. Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai, já que o índice de mortalidade por assassinato na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades.
Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil”; porque só nós, adolescentes, sabemos que a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.
Ser adolescente, hoje, não é apenas sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse.
Ser adolescente é legal, divertido, mas, como já havia dito, falta tempo nos dias de hoje.
Julho de 2006.
Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=2236 – 25/5/2010
Observando o contexto de todo o artigo, qual é a opinião do narrador, como adolescente: Ser adolescente é difícil? Justifique sua resposta.