(UNIPÊ) O corpo humano é bastante sensível à passagem da corrente elétrica devido às atividades musculares, incluindo a respiração e os batimentos cardíacos. Em um teste médico, uma corrente que passa pelo corpo não pode ultrapassar 150,0 μA. Considerando-se a resistência elétrica média de uma pessoa adulta igual a 2,0kΩ, é correto afirmar que a potência dissipada, por efeito Joule, no referido teste, em μW, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS)
Uma esfera de massa m presa na extremidade de um fio, com 80,0 cm de comprimento, após ser abandonada da posição mostrada na figura, choca-se frontalmente com outra esfera de mesma massa, a qual, depois de deslizar no plano horizontal de atrito desprezível, choca-se frontalmente com outra esfera de massa quatro vezes maior.
Desprezando-se a resistência do ar e o efeito da rotação, considerando-se os choques perfeitamente elásticos, o módulo da aceleração da gravidade como sendo 10,0 m/s², após as colisões, o módulo da velocidade da esfera mais pesada, em m/s, é igual a
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Considera la página de la red social. Disponible en: https://www.pinterest.com/source/lapizdeele.blogspot.com> Acceso el: 08 dic. 2015.
Enunciado:
- a) Completa el recuadro con las informaciones sobre ti. No te olvides de contestar con lo que te gusta y con lo que no te gusta.
- b) Ahora vas a entrevistar a dos compañeros con las preguntas del recuadro y apuntar las respuestas en el cuaderno.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UDESC) O fígado, ao sofrer alguma lesão, apresenta uma regeneração geralmente bem organizada, exibindo um arranjo típico e sua função normalizada. No entanto, quando os hepatócitos são repetidamente agredidos durante um longo período, ocorre a formação de nódulos compostos por uma massa central de hepatócitos em arranjo desordenado, circundada por grande quantidade de tecido conjuntivo denso. Essa desorganização, denominada cirrose, é um processo progressivo e irreversível, levando à falência do órgão e, frequentemente, ao óbito.
A cirrose pode ocorrer como consequência básica de injúrias progressivas e duradouras aos hepatócitos, produzidas por agentes variados como etanol, drogas, agentes químicos, hepatite viral, doença hepática autoimune e alguns parasitas intestinais como o Schistosoma mansoni.
JUNQUEIRA, Luiz C.; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2008 p. 335. [adaptado]
Assinale a alternativa que corresponde à organela citoplasmática de um hepatócito responsável pela desintoxicação do etanol e de outras drogas.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Nenhum dos filmes que vi, e me divertiram tanto, me ajudou a compreender o labirinto da psicologia humana como os romances de Dostoievski – ou os mecanismos da vida social como os livros de Tolstói e de Balzac, ou os abismos e os pontos altos que podem coexistir no ser humano, como me ensinaram as sagas literárias de um Thomas Mann, um Faulkner, um Kafka, um Joyce ou um Proust. As ficções apresentadas nas telas são intensas por seu imediatismo e efêmeras por seus resultados. Prendem-nos e nos desencarceram quase de imediato, mas das ficções literárias nos tornamos prisioneiros pela vida toda. Ao menos é o que acontece comigo, porque, sem elas, para o bem ou para o mal, eu não seria como sou, não acreditaria no que acredito nem teria as dúvidas e as certezas que me fazem viver.
LLOSA, M. V. Dinossauros em tempos difíceis. O Estado de S. Paulo, 1996 (adaptado).
Segundo o autor, sobre cinema e literatura,
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2015 1ª FASE) A Gruta do Lago Azul (MS), uma caverna composta por um lago e várias salas, em que se encontram espeleotemas de origem carbonática (estalactites e estalagmites), é uma importante atração turística. O número de visitantes, entretanto, é controlado, não ultrapassando 300 por dia. Um estudante, ao tentar explicar tal restrição, levantou as seguintes hipóteses:
I. Os detritos deixados indevidamente pelos visitantes se decompõem, liberando metano, que pode oxidar os espeleotemas.
II. O aumento da concentração de gás carbônico que é liberado na respiração dos visitantes, e que interage com a água do ambiente, pode provocar a dissolução progressiva dos espeleotemas.
III. A concentração de oxigênio no ar diminui nos períodos de visita, e essa diminuição seria compensada pela liberação de O2 pelos espeleotemas.
O controle do número de visitantes, do ponto de vista da Química, é explicado por