(UEFS) Em uma árvore de Natal, trinta pequenas lâmpadas de resistência elétrica 2,0Ω, cada uma, são associadas, em série. Essas lâmpadas fazem parte da instalação de uma casa, estando associadas, em paralelo, com um chuveiro elétrico de resistência 20,0Ω e um ferro elétrico de resistência de 60,0Ω.
Considerando-se que a ddp, nessa rede domiciliar, é de 120,0V, é correto afirmar que a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Examine atentamente a primeira página do jornal Folha de São Paulo de 26 de abril de 1984.
Primeira página do Jornal Folha de São Paulo. 26 abr 1984. Disponível em:< http://acervo.folha.com.br>. Acesso em: 22 jul. 2013.
Responda:
A) Identifique o acontecimento político abordado no jornal Folha de São Paulo.
B) Apresente argumentos para justificar o título da reportagem: “A nação frustrada!”.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A. Qual é o problema enfrentado pelos quilombolas de Ivaporunduva na década de 60?
B. O motivo deste problema pode ser considerado atual? Justifique.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.
MÁRQUEZ, G. G. O amor nos tempos do cólera. São Paulo: Record, 1985.
No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera. A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil é um país cuja economia se encontra entre as dez maiores do mundo. Somos um grande país em tamanho, em possibilidades econômicas (reservas minerais, rios, clima, solo, etc.) e em produção de riquezas.
O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres.
Você concorda com a última frase? Argumente sobre ela.
“O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres”.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta. LA PASTA DE DIENTES QUE PREDICE EL TIEMPO Elena Sanz 10/01/2011 David Carr, del Media Lab del Instituto MIT (EE UU), ha desarrollado un dispensador inteligente que proporciona un sabor diferente a la pasta de dientes que utilizamos en función de la previsión meteorológica. En concreto, la pasta sabe a menta cuando la temperatura exterior es fría. Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
El dispositivo consiste en un expendedor plástico de pasta dental conectado a un ordenador que puede informarse de las condiciones climatológicas a través de un software. El sistema distribuye los diferentes sabores dependiendo del pronóstico.
Los científicos del MIT elaboraron el dentífrico como parte de un proyecto que pretende integrar objetos de uso diario con las tecnologías de la comunicación. De este modo, en lugar de ver la televisión, leer un diario o consultar Internet para confirmar el pronóstico del tiempo y saber qué ropa ponernos, obtendremos la información sin necesidad de cambiar nuestra rutina diaria. Disponible en: http://www.muyinteresante.es/la-pasta-de-dientes-que-predice-el-tiempo. Acceso en 20 dec. 2011.
Enunciado:
¿Cuál es la principal diferencia entre la pasta producida por David Carr y las pastas comunes?