(UNIFACS) Sobre os efeitos das radiações por ionização nos tecidos vivos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.1 Frase, Oração e Período
Texto para a questão. Bom mesmo foi ter amigos. Não amigo de passos paralelos, com os quais eu só podia falar coisa pensada e repensada para não assustar. Gostoso foi ter plenitude de voz e atitudes. Falar do que quisesse, ter resposta para tudo e acreditar que tudo era possível, o mundo simples e aberto. Um dia eu precisava saber quem teria feito o trinquinho da portinha da casinha da lua. – Psssiu! – chamei. – Onde você se escondeu? Minha aranhinha não respondeu, nem botou a cara nos vãos das telhas. – Não gosto dessa brincadeira. Você sabe. Nada. – Vou contar até três: um, dois, três. Nem sinal. Apavorei-me. Olhos arregalados, revirei todos os cantos do telhado. Não a encontrei. Empurrei a porta e vi, achatada no batente, pequena, sem cara, sem pernas, seca, minha aranhinha. Só o corpinho estraçalhado grudado na madeira. Estremeci. Quis pegá-la para tentar ao menos abrir-lhe os olhos de dentro, mas, ao tocá-la, desfez-se em pó e uma rajada de vento espalhou-a por espaços desmedidos. Comecei a chorar. Não bastava. A tristeza não saía. Quis me morrer, não pude. Me morrer eu ainda não sabia. GUIMARÃES, Geni. A cor da ternura. São Paulo: FTD, 1994.
Das frases extraídas do texto A cor da ternura, é exemplo de frase nominal:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uefs)
( ) A estrutura do triclosan inclui os grupos funcionais das classes dos ésteres e dos álcoois.
( ) O triclosan é utilizado em desodorantes e cremes dentais porque é uma substância química aromática.
Julgue os itens acima:
- Física | 2.5 Estática
(UEFS) Um atleta mantém uma barra com duas anilhas em suas extremidades em equilíbrio, na horizontal, segurando-a pelos pontos A e B e aplicando, nesses pontos, forças verticais sobre a barra.
Sabendo que a massa da barra é de 10 kg, que a massa de cada anilha é 20 kg, adotando g= 10 m/s² e considerando as medidas indicadas na figura, a intensidade da força aplicada pelo atleta no ponto B é
- História - Fundamental | 04. A Independência dos Estados Unidos
Texto base: Leia o texto a seguir: A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. [...] a independência norte-americana é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. Washington é o pai dessa pátria, uma parte da nação que, em 1776, identificou-se com a noção de toda a pátria. KARNAL, L. Estados Unidos: da colônia à independência. São Paulo: contexto, 1990. p. 67
Enunciado:
O texto apresenta uma análise sobre a independência das Treze Colônias.
Justifique o fato de a independência estadunidense ser considerada um fenômeno elitista.
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Os bens e o sangue
VIII
(...)
Ó filho pobre, e descorçoado*, e finito
ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais
com a faca, o formão, o couro... Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras,
para o fim de tudo que foi grande!
Ó desejado,
ó poeta de uma poesia que se furta e se expande à maneira de um lago de pez** e resíduos letais... És nosso fim natural e somos teu adubo,
tua explicação e tua mais singela virtude... Pois carecia que um de nós nos recusasse para melhor servir nos. Face a face
te contemplamos, e é teu esse primeiro
e úmido beijo em nossa boca de barro e de sarro.
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.
* “descorçoado”: assim como “desacorçoado”, é uma variante de uso popular da palavra “desacoroçoado”, que significa “desanimado”.
** “pez”: piche.
(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:
I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”.
II. “Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”.
III. “para o fim de tudo que foi grande”.
IV. “para melhor servir nos”.
A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em