(UEFS) Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado.
(LENDMAN, 2011, p.14-16)
Considerando que o material genético é extremamente sensível às radiações, podendo repercutir letalmente sobre o organismo, a ação cancerígena da radiação ionizante pode ser:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um sistema subterrâneo de coleta de lixo é um exemplo de eficiência evitando montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta. Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que, depois de cheio, é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 nov. 2012.
Esse sistema trabalha, fisicamente, com um processo de sucção pelo qual o lixo se movimenta a cerca de 70 a 80 km/h por causa
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UTFPR) O sistema digestório compõe-se de duas partes: tubo digestório e glândulas anexas. O tubo digestório é um longo canal formado pelos seguintes órgãos:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
No século XIX, o engenheiro e cientista James Watt criou um motor à combustão superior aos que já existiam na época. Para calcular a potência, ele teve a ideia de comparar seu motor ao trabalho realizado por cavalos. Watt estimou que um cavalo consegue erguer um objeto de 150 kg a uma altura de 30 m em um minuto, desconsiderando-se dissipações de energia por atrito pela roldana, conforme representado a seguir.
Essa seria a potência de um cavalo, ou seja, 1 HP (do inglês horsepower). Com isso, Watt criou uma unidade de potência que é utilizada até hoje.
A partir dessa definição, considerando que o cavalo se move com velocidade constante para a esquerda, conforme o objeto sobe, o módulo do(a)
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UECE) Para extrair líquidos de uma amostra de madeira utiliza-se
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Som
- CD Os Saltimbancos
- Papel Canson A4
- Revistas para recorte
- Cola
- Tesoura
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- Reproduza a música “Bicharada”, disponível no CD “Os Saltimbancos “ e também em
https://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo.
- Repita a música, incentivando o canto com as crianças.
- Deixe que as crianças cantem muitas vezes, até a memorização da música.
- Depois, coloque a música bem baixinho, peça cada criança para se sentar e pensar em todos
os animais que estão nesta canção.
- Entregue uma folha de papel canson A4 para cada criança.
- Peça para as crianças que desenhem os personagens descritos na música “Bicharada” e
façam uma apresentação individual dos trabalhos criados.
- Crie um mural com os desenhos
- Em um segundo momento, proponha à turma o reconto da história relatada na música
através de colagens. Para isso, solicite que recortem figuras que descrevam o que
compreenderam.
- Oriente a colagem das figuras em papel A4, recontando a história imaginada.
- Ao final da atividade, exponha os trabalhos .
Fonte: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3759.pdf
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS