(BAHIANA)
Os fármacos usados para prevenir os enjoos, principalmente em viagens, são ocasionalmente receitados, mas, também são acessíveis como medicamentos de venda sem receita médica. A substância ativa na maioria desses fármacos é a difenidramina – representada pela estrutura química – que causa, frequentemente, sonolência e falta de atenção, dentre outros efeitos, e por isso não se deve dirigir veículos ou desempenhar atividades que requeiram uma atenção especial após a sua ingestão.
Considerando-se as informações do texto e a estrutura química da difenidramina, é correto concluir que
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(UFPR) O metabolismo celular dos animais gera substâncias nitrogenadas que são eliminadas pelo processo de excreção. Acerca desse processo, considere as seguintes afirmativas:
1. A amônia é tóxica para o organismo, mas, por ser bastante solúvel em água, é rapidamente difundida e eliminada por animais que vivem em ambiente aquático.
2. Nas aves, a amônia é convertida em ureia, que é menos tóxica que a amônia e demanda um volume relativamente grande de água para sua eliminação.
3. Insetos convertem amônia em ácido úrico, produzindo uma urina mais concentrada, pois o ácido úrico é pouco tóxico e tem baixa solubilidade em água.
4. Mamíferos excretam principalmente ureia, que, por ser menos tóxica, pode ser armazenada temporariamente no corpo sem risco de intoxicação.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um senhor, pai de dois filhos, deseja comprar dois terrenos, com áreas de mesma medida, um para cada filho. Um dos terrenos visitados já está demarcado e, embora não tenha um formato convencional (como se observa na Figura B), agradou ao filho mais velho e, por isso, foi comprado. O filho mais novo possui um projeto arquitetônico de uma casa que quer construir, mas, para isso, precisa de um terreno na forma retangular (como mostrado na Figura A) cujo comprimento seja 7 m maior do que a largura.
Para satisfazer o filho mais novo, esse senhor precisa encontrar um terreno retangular cujas medidas, em metro, do comprimento e da largura sejam iguais, respectivamente, a:
- Literatura | 2. Produção Medieval
(IFSP) Leia as estrofes abaixo, que se referem a uma peça teatral de Gil Vicente.
[...]
Renego deste lavrar
E do primeiro que o usou;
Ó diabo que o eu dou,
Que tão mau é d’aturar.
Oh Jesus! Que enfadamento,
E que raiva e que tormento,
Que cegueira, e que canseira!
Eu hei de buscar maneira
D’algum outro aviamento.
Coitada, assi hei de estar
Encerrada nesta casa
Como panela sem asa,
Que sempre está num lugar?
E assi hão de ser logrados
Dous dias amargurados,
Que eu possa durar viva?
E assim hei de estar cativa
Em poder de desfiados?
[...]
Assinale a alternativa correta acerca da obra a que estas estrofes pertencem.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
NO (g) + O. (g) → NO2(g)
Embora as variações de entalpia tenham sido medidas e organizadas em tabelas, é possível calcular a variação de entalpia de reação, ΔH, para uma reação a partir de valores de variação de entalpia tabelados. Assim, não é necessário fazer medições calorimétricas para todas as reações químicas. Dessa forma, o cálculo da variação de entalpia para a equação química que representa a reação entre o óxido de nitrogênio (II), NO (g), com o oxigênio atômico, O (g), pode ser feito com base nas variações de entalpia das equações termoquímicas
I. NO(g) + O3(g) → NO2(g) + O2(g) ΔHo = –198,9kJ
II. O3(g) → 3/2 O2(g) ΔHo = –143,3kJ
III. O2(g) → 2 O (g) ΔHo = 495,0kJ
A partir dessas considerações sobre a variação de entalpia de uma reação química, é correto afirmar:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
A Inglaterra não só os produzia em condições técnicas mais avançadas do que o resto dos países, como os transportava e distribuía. Tinha, pois, necessidades de mercados, e foi por isso que se esforçou, naquela etapa de sua história, para criá-los e desenvolvê-los. O Tratado de Methuen em 1703 estabelecia a compra dos tecidos ingleses por parte de Portugal, enquanto a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção vinícola dos lusitanos.
SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).
No contexto político-econômico da época, esse tratado teve como consequência para os britânicos a