(UEFS) O álcool X, uma substância utilizada na limpeza de cabeçotes de fitas magnéticas e de antigos DVD e também em massagem, tem na composição apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. A combustão de uma amostra de 0,255g dessas substâncias produziu 0,561g de CO2 (g) e 0,306g de H2O(l).
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 8º Ano
There are four words ending with the suffix "ing". These words can be classified as
- Física | 7.1 Relatividade
(COL. NAVAL) Com relação aos conceitos da Física, assinale a opção correta.
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
A luz é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte.
Pintores como Monet têm luz e movimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Tente descrever o quadro abaixo, um dos clássicos de Monet.
Note que não é possível ver os detalhes das pessoas, dos barcos, nem da paisagem que são retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possível perceber o efeito de luz e sombra.
A combinação de cores e pinceladas nesse quadro de Monet dão apenas uma "impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro.
Ao olhar uma obra impressionista de perto, veem-se apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade.
Foi essa tela de Monet que inspirou o crítico de arte Louis Leroy para denominar o movimento artístico: impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que não seguia os padrões estabelecidos pela academia e sua pintura realista.
Impressão: o Nascer do Sol", de Monet (1874)
Luz e movimento
Os artistas impressionistas não tinham mais interesse em temas ligados à nobreza, à igreja, ou em produzir retratos fiéis à realidade. Queriam ver o quadro como obra em si mesma. Um dos motivos de tais questionamentos teria sido a invenção da fotografia. A lógica era: para que fazer quadros que copiem a realidade de maneira exata, se para isso já existe a fotografia?
Não foi à toa que a primeira exposição dos impressionistas deu-se na casa de um dos pioneiros da fotografia, Félix Nadar. A técnica da fotografia também abrange o estudo da luz, uma das principais preocupações dos artistas impressionistas.
Além da luz, o movimento percebido pelas pinceladas soltas também é elemento crucial dessa pintura. Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
Em seus quadros podem-se ver o movimento das águas, os reflexos da luz, a dissolução das imagens, a fumaça de um trem que chega à estação, o nevoeiro sobre um rio, a indefinição no contorno das figuras que se mexem no palco, no baile, na relva. A ideia é pintar o que não pode se repetir, um determinado instante.
O Salão dos Recusados
Toda essa inovação na forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883), que não se considerava um impressionista. Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves gradações de cores.
Em 1863, ao ter duas telas recusadas para participar do Salão Oficial dos Artistas Franceses, Manet, com outros artistas, organizou uma mostra paralela à oficial, o Salão dos Recusados.
Depois desse salão, vários artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Cézanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas próprias exposições (1874-1886).
Na reprodução da tela acima, pode-se observar a preocupação de Manet em registrar Claude Monet, seu contemporâneo, pintando ao ar livre. O quadro contém o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da própria pintura.
.
Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estúdio", de Manet (1870)
Experimente você mesmo!
Claude Monet pintou o Parlamento de Londres em diferentes momentos do dia, com diferentes luminosidades. Observar:
Observe um objeto próximo à janela, no quintal, no jardim e desenhe-o em diferentes horários, notando a diferença de intensidade da luz. Você também pode fazer essa experiência fotografando.
Para ter uma obra no estilo impressionista, você deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie também nas cores!
*Valéria Peixoto de Alencar' é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u13.jhtm
Converse com a turma sobre o tema e peça que pesquisem sobre a luz e sombra em livros, revistas, jornais e sites, abra uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar as informações descobertas nas pesquisas, aproveite para compartilhar o texto acima e promova uma leitura das imagens contidas no texto e das imagens apresentadas pelos alunos, com foco na luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam desenhos de observação. Podem ser figuras simples: por exemplo, a borracha, ou uma cadeira da sala de aula, ou ainda pode-se utilizar desenhos prontos, apenas contornados. Depois, os alunos devem preocupar-se com a luz e a sombra dos desenhos. Não é para colorir. Deve-se utilizar apenas lápis preto ou caneta esferográfica fazendo hachuras que - por vezes mais esparsas e por outras mais densas - dão o efeito claro-escuro.
Ao final da atividade monte um painel com os trabalhos na sala de aula.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
. CRIANÇAS BLOGUEIRAS SOLTAM A CRIATIVIDADE NA INTERNET
Cada vez mais garotos e garotas blogueiras se destacam na internet. Alguns contam seus dramas, compartilham novidades com amigos ou falam de coisas que curtem. Mas algumas crianças vão além e mostram toda sua criatividade na rede. Exemplos são a Joana Brandão Ziller, a Jojo, 10, e o Gabriel Naressi, 13.
Jojo gosta de transformar em arte tudo o que vê. Ela não sabe se gosta mais de desenhar ou de escrever poesias. Na dúvida, faz os dois. Assim, imagem vira quadro e quadro vira poema. Em vez de guardar as pinturas no armário, a menina criou um blog para postar suas criações.
Já Gabriel Naressi trilha o caminho do humor. Blogueiro há três anos, o Mundo Tosco tem umas sacadas incríveis --vale sempre dar um pulinho lá.
Confira abaixo bate-papo com os jovens blogueiros.
JOJO
Por que resolveu ter um blog?
Como eu fazia muitas pinturas, elas acabavam indo para o lixo ou iam parar em lugares que depois eu não conseguia encontrar. A ideia era ter um lugar onde as pinturas que eu gostasse ficassem, para eu poder me lembrar delas.
Você se inspirou em algum blog para fazer o seu?
Meu pai tem um blog chamado Trinca da Pesada. Lá ele coloca frases engraçadas que eu e meus irmãos falamos no dia a dia. Eu queria fazer um blog há algum tempo, aí ele me ajudou a criar o blog.
Você atualiza o blog com frequência?
Não, porque não consigo fazer uma pintura rápido. Tenho que ter um certo tempo para fazer. Gosto de fazer, aí deixar de lado, retomar e fazer de novo para ver como está.
O que você mais gosta de desenhar?
Depende muito do momento. Quando estou muito inspirada, gosto de desenhar coisas que não existem, o que vier primeiro na minha cabeça. Quando não estou, tento imaginar coisas que já existem para eu fazer.
Quem são seus artistas plásticos favoritos (entre desenhistas, pintores, designers etc.)?
Gosto muito do Picasso, do Leonardo da Vinci (adoro o traço dele, é muito firme). Mas não conheço muitos.
Você também escreve poesias. Sobre o que fala nelas? Têm relação com as imagens que pinta?
Gosto bastante de poesia, e também de ler. Muitas vezes eu faço um desenho, imagino uma coisa e faço uma poesia. Ou eu faço um desenho e depois a poesia.
GABRIEL
Com quantos anos começou a postar no blog?
Comecei com dez anos.
Tem gente que já fala que blog é coisa de "velho" (tipo 30 anos ou mais)... Concorda? Por quê?
Mais ou menos. Blog não é só pra adultos que vivem disso, mas pra quem quer escrever como hobby. Acho que nos últimos tempos as crianças têm ingressado ainda mais nos blogs.
O que você mais gosta de postar?
Gráficos, tirinhas, vídeos, imagens. O mais divertido e rápido são os gráficos.
Você faz várias piadas gráficas. Da onde vêm essas ideias?
Ah... durante a aula de matemática, quando eu estou andando, antes de dormir... São coisas que vêm no meu cérebro.
Ultimamente você tem postado menos. Está fazendo algo diferente na internet?
Não. Estou no nono ano do ensino fundamental e fazendo cursinho. O tempo fica menor com todas essas provas e trabalhos. Mas prometo para os meus leitores que os posts voltarão com muito mais frequência nas férias, com algumas coisas novas também.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/745873-criancas-blogueiras-soltam-a-criatividade-na-internet.shtml> Acesso em 05/06/2010
a) Complete o quadro, fazendo uma comparação entre os entrevistados e seus blogs.
b) Cite uma semelhança entre os dois blogueiros entrevistados.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FAMERP) De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo — 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
(www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.)
O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde