(UESB) A presença de um núcleo é a principal característica que distingue as células eucarióticas das procarióticas. Por abrigar o genoma da célula, o núcleo serve como depósito da informação genética.
(COOPER, 2002, p. 339)
Com referência ao envelope nuclear que delimita o núcleo celular, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O uso de palavras que se referem a termos já enunciados, sem que seja necessário repeti-los, faz parte dos processos de coesão da linguagem.
Na pergunta feita no segundo quadrinho, uma palavra empregada com esse objetivo é:
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT)
A figura representa o sistema de coordenadas cartesianas, que será utilizado para referenciar a disposição de campos elétricos e magnéticos, ambos variáveis, que constituem uma onda eletromagnética, propagando-se nas proximidades da superfície da Terra com velocidade de aproximadamente 3,0.108m/s. Em um instante T0, um campo elétrico variável de comprimento de onda igual a 1,0.10-1m se propaga, oscilando no plano vertical xy. Com base nas informações e sabendo-se que a intensidade máxima do campo elétrico variável é igual a 2,1N/C, é correto afirmar que o campo magnético variável
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).
Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br.
Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:
I. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
II. Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.
III. Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.
IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.
Está correto o que se afirma em:
- Química
O sangue humano é ligeiramente básico, com um pH normal de 7,35 a 7,45. Qualquer desvio dessa faixa normal de pH (acidose ou alcalose) pode provocar severos danos ao organismo, como rompimento de membranas celulares e perda de atividades enzimáticas, o que pode levar ao coma ou até mesmo à morte. O principal sistema tampão usado para controlar o pH no sangue é o sistema H2CO3/HCO3-.
Dados: log2 = 0,3.
Kw = 1,0 × 10-14 (constante de auto-ionização da água a 25 °C)
Ka = 1,0 × 10-6 (constante ácida da primeira ionização do H2CO3)
Com base nos dados acima e em seus conhecimentos sobre equilíbrio ácido-base em meio aquoso, é CORRETO afirmar:
- Biologia
(PUC-MG) Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar: