(UEFS) Pesquisas mapeiam milhares de proteínas de diversos tecidos humanos e constroem o mais completo catálogo dessas moléculas já apresentado. O feito pode auxiliar no diagnóstico de doenças e na escolha de tratamentos contra o câncer.
(PESQUISAS mapeiam..., 2014)
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre síntese e endereçamento de proteínas, é correto afirmar:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
“As bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá
Amanhecia em Bagdá. Sobre a velha cidade começaram a cair as “bombas inteligentes”, prodígios tecnológicos da civilização ocidental e cristã. Amanhecia em Bagdá. Azulada luz de crepúsculo matinal já permitia avistar-se o traço sinuoso do lerdo rio Tigre, suas águas começaram a refletir o fogo das explosões. Amanhecia em Bagdá.
JORNAL DA CIDADE. Aracaju, 23 mar. 2003. Caderno de variedades.
A passagem acima pertence ao gênero
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Cite um acontecimento do nosso país que possa ter motivado essa iniciativa popular.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
1- Ritmo é a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências.
Através do ritmo, há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos dispostos ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Disponível em: http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm#axzz2hR8EbPBz. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Veja aqui alguns exemplos do ritmo visual na arquitetura:
Disponível em: http://esteticaemcomunicacaouniube.blogspot.com.br/2009/10/ritmo-visual.html. Acesso em: 13 set. 2013.
3 - Convide os alunos a realizarem o registro do ritmo visual nas obras arquitetônicas da cidade.
4 - Os alunos poderão fazer uso de máquinas fotográficas, mas também o celular poderá ser usado, contanto que seja possível baixar as fotos no computador para posterior impressão.
5 - Antes da impressão, as fotos poderão ser apresentadas em data show ao grupo para uma análise da presença do ritmo segundo a visão de cada aluno.
5 - Realizem as impressões das fotografias em papel couchê fosco no tamanho A4.
6 - Em seguida, os alunos poderão colocar um papel vegetal sobre a fotografia marcando sobre ele com canetinhas coloridas a presença do ritmo na imagem.
7 - Montem as fotografias sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm para uma exposição.
8 - Talvez seja curioso prender o vegetal já com as inscrições do ritmo feitas sobre a fotografia e montá-las assim. Os espectadores da exposição serão, portanto, convidados a levantar o vegetal para ver a foto e, com certeza, aprenderão também sobre o conceito de ritmo na imagem.
9 - Aqui, uma sugestão da montagem:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
O esquema resume um tipo de ciclo reprodutivo.
Tal ciclo reprodutivo ocorre:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Percorrendo uma trilha em uma floresta úmida do Sul do Brasil, um estudante encontrou duas plantas pequenas crescendo sobre uma rocha. Observando-as, concluiu que se tratava de um musgo (Briophyta) e de uma samambaia (Pterídophyta).
Considere as afirmações a seguir, sobre essas plantas.
I - As pteridófitas, ao contrário das briófitas, apresentam vasos condutores de seiva.
II - As pteridófitas e as briófitas são plantas de pequeno porte por não apresentarem tecidos de sustentação.
III - Na face inferior das folhas da pteridófita, encontram-se soros nos quais ficam armazenados os esporos.
Quais estão corretas?