(UNIT) Considere um circuito elétrico constituído por uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r, e um resistor de resistência elétrica igual a 8,4Ω percorrido por uma corrente de intensidade igual a 1,0A. Substituindo-o por outro resistor de 1,2Ω, a intensidade da corrente passa a ser de 2,0A. Nessas condições, a força eletromotriz e a resistência interna da bateria são respectivamente iguais, em V e Ω, a
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- Geografia | 5.1 População
Composição da população residente total, por sexo e grupos de idade Brasil - 1991/2010
A evolução na estrutura etária apresentada influenciou o Estado a formular ações para
- Química | 2.3 Termoquímica
O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado de superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para o uso posterior.
BROWN, T. Química e Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação: CH4(g)+H2O(v)+calor↔CO(g)+3H2(g) e analisando-a como potencial mecanismo para aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras.
SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes. Ano XIX, nº 48, ago.1999.
Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado.
No gráfico A, o fenômeno estudado é a atividade dos lisossomos na regressão da cauda de girinos na metamorfose. No gráfico B, o fenômeno estudado é a atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares que serão consumidos durante a germinação das sementes.
A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico A e a curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia as informações a seguir.
João Victor fez a seguinte experiência para confirmar um dos conceitos estudados após uma aula de Geometria Plana. Ele recortou, em um papelão, uma região triangular e fixou um barbante nessa região de forma que pudesse suspendê-la em equilíbrio, paralelamente ao plano da mesa na qual estava apoiada.
Analise, a seguir, a figura representativa dessa experiência.
Fonte da Imagem: Site: www.sereducação.com.br
Acesso: 04/06/2011
Como a experiência realizada por João Victor obteve sucesso, o ponto no qual ele fixou o barbante corresponde ao: