(UEFS)
O gráfico representa a variação da quantidade de DNA (Ploidia) de uma célula ao longo das etapas de um ciclo celular.
A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos pertinentes ao tema, pode-se afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(ULBRA) Para organizar e gerir uma Unidade de Conservação (UC), um biólogo necessita de uma série de conhecimentos, que abrangem questões biológicas específicas, tais como ecologia de populações e comunidades, ecologia de ecossistemas e ecologia de paisagens, bem como questões de cunho social, como cultura, modo de vida e forma de sustento da população humana que reside no entorno da UC. Entre as questões relacionadas ao conhecimento biológico, assinale, entre as opções abaixo, a que está INCORRETA:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia atentamente o trecho de Conto de verão nº 2: Bandeira Branca, de Luis Fernando Verissimo.
Ele: tirolês. Ela: odalisca. Eram de culturas muito diferentes, não podia dar certo. Mas tinham só quatro anos e se entenderam. No mundo dos quatro anos todos se entendem, de um jeito ou de outro. Em vez de dançarem, pularem e entrarem no cordão, resistiram a todos os apelos desesperados das mães e ficaram sentados no chão, fazendo um montinho de confete, serpentina e poeira, até serem arrastados para casa, sob ameaças de jamais serem levados a outro baile de Carnaval.
Encontraram-se de novo no baile infantil do clube, no ano seguinte. Ele com o mesmo tirolês, agora apertado nos fundilhos, ela de egípcia. Tentaram recomeçar o montinho, mas dessa vez as mães reagiram e os dois foram obrigados a dançar, pular e entrar no cordão, sob ameaça de levarem uns tapas. Passaram o tempo todo de mãos dadas.
Só no terceiro Carnaval se falaram.
- Como é teu nome?
- Janice. E o teu? – Píndaro.
- O quê?!
- Píndaro.
- Que nome!
Ele de legionário romano, ela de índia americana.
(VERISSIMO, Luis Fernando. Histórias brasileiras de verão. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.)
A partir da interpretação do trecho acima, assinale a alternativa incorreta.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da:
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
TEXTO I
Pessoas e sociedades
Pessoa, no seu conceito jurídico, é todo ente capaz de direitos e obrigações. As pessoas podem ser físicas ou jurídicas.
Pessoa física - É a pessoa natural; é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a morte. É o próprio ser humano. Sua personalidade começa com o seu nascimento (artigo 4º do Código Civil Brasileiro). No decorrer da sua vida, a pessoa física constituirá um patrimônio, que será afastado, por fim, em caso de morte, para transferência aos herdeiros.
Pessoa jurídica - É a existência legal de uma sociedade, associação ou instituição, que aferiu o direito de ter vida própria e isolada das pessoas físicas que a constituíram. É a união de pessoas capazes de possuir e exercitar direitos e contrair obrigações, independentemente das pessoas físicas, através das quais agem. É, portanto, uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros (da pessoa natural). Sua existência legal dáse em decorrência de leis e só nascerá após o devido registro nos órgãos públicos competentes (Cartórios ou Juntas Comerciais).
POLONI, A. S. Disponível em: http://uj.novaprolink.com.br. Acesso em: 30 ago. 2011 (adaptado).
TEXTO II
Os textos I e II tratam da definição de pessoa física e de pessoa jurídica. Considerando sua função social, o cartum faz uma paródia do artigo científico, pois
- Biologia | 09. Botânica
Hormônios vegetais atuam em concentrações muito reduzidas sobre grupos de células específicas. Sobre os hormônios vegetais são feitas as seguintes afirmativas:
I. Auxina é importante na dominância apical e no desenvolvimento de frutos
II. Giberelinas estimulam o alongamento do caule
III. Citocininas estimulam divisões celulares e o desenvolvimento de gemas
IV. Ácido abscísico promove a dormência de gemas e o fechamento de estômatos
V. Etileno estimula o amadurecimento de frutos
São CORRETAS: