(UNIT) Nos choques elétricos, as correntes que fluem através do corpo humano podem causar danos biológicos. Considerando-se que a resistência do corpo humano é da ordem de 1496Ω, para uma ddp de 220V, a corrente elétrica, que estará fluindo pelo corpo, em mA, é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Um princípio importante na dissolução de solutos é que semelhante dissolve semelhante. Isso explica, por exemplo, o açúcar se dissolver em grandes quantidades na água, ao passo que o óleo não se dissolve.
A dissolução na água, do soluto apresentado, ocorre predominantemente por meio da formação de
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está correto o que se afirma em
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A curcumina, uma das substâncias que confere a cor alaranjada ao açafrão, pode auxiliar no combate à dengue quando adicionada à água de criadouros do mosquito transmissor. Essa substância acumula-se no intestino do inseto após ser ingerida com a água do criadouro e, quando ativada pela luz, induz a produção de espécies reativas de oxigênio que danificam de forma fatal o tecido do tubo digestório.
TOLEDO, K. Corante extraído do açafrão pode ser útil no combate à dengue. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 25 abr. 2015 (adaptado).
A forma de combate relatada tem como atividade o(a)
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UFU) A iboga é uma misteriosa raiz africana à qual se atribuem fortes propriedades terapêuticas. Trata-se de uma raiz subterrânea que chega a atingir 1,5m de altura, pertencente ao gênero Tabernanthe, composto por várias espécies. A que tem mais interessado a medicina ocidental é a Tabernanthe iboga, encontrada sobretudo na região dos Camarões, Gabão, República Central Africana, Congo, República Democrática do Congo, Angola e Guinea Equatorial.
Disponível em < http://www.jornalgrandebahia.com.br/2013/10/tratamento-de-toxicodependencia-a-ibogaina.html.>. Acesso em 26 de janeiro de 2016
A ibugaína é extraída dessa raiz e tem fórmula estrutural
A partir da análise de sua estrutura, verifica-se que a ibogaína possui fórmula molecular
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Na infância, o Sr. Ageu confeccionava seus próprios brinquedos. Atualmente que tipo de brinquedos as crianças utilizam?
B) Na infância do Sr. Ageu ele brincava descalço nas ruas. Que mudanças aconteceram na vida das crianças ao longo desse tempo?