(UNIC) Em uma aula de Biologia em que o tema era bioenergética, foram feitas, por um aluno, algumas afirmações a respeito desse assunto, conforme os itens apresentados.
I. O metabolismo é uma condição inata dos seres vivos.
II. Durante a fotossíntese, a fixação do gás carbônico prescinde da ação de enzimas.
III. A glicose é formada tanto na fotossíntese quanto na quimiossíntese.
IV. Todos os vegetais e bactérias são autótrofos.
A partir da análise dessas, conclui-se que são verdadeiras as afirmativas.
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2017 1ª FASE) Reatores nucleares não são exclusivamente criações humanas. No período pré-cambriano, funcionou na região de Oklo, África, durante centenas de milhares de anos, um reator nuclear natural, tendo como combustível um isótopo do urânio. Para que tal reator nuclear natural pudesse funcionar, seria necessário que a razão entre a quantidade do isótopo físsil (235U) e a do urânio 238U fosse cerca de 3%. Esse é o enriquecimento utilizado na maioria dos reatores nucleares, refrigerados a água, desenvolvidos pelo homem.
O 235U decai mais rapidamente que o 238U; na Terra, atualmente, a fração do isótopo 235U, em relação ao 238U, é cerca de 0,7%. Com base nessas informações e nos dados fornecidos, pode-se estimar que o reator natural tenha estado em operação há
Note e adote:
- M(t) = M(0) x 10-ʎt; M(t) é a massa de um isótopo radioativo no instante t.
- ʎ descreve a probabilidade de desintegração por unidade de tempo.
- Para o 238U, ʎ238 ≈ 0,8 x 10 0,8 x 10-10 ano-1.
- Para o 235U, ʎ235 ≈ 4,0 x 10 4,0 x 10-10 ano-1.
- Log10 (0,23) ≈ - 0,64.
- Matemática | 14. Geometria Espacial
A imagem a seguir representa um tijolo muito usado em alguns tipos de edificações. As duas cavidades, que o atravessam totalmente, possuem formato de prisma reto de base quadrada, com altura igual à do tijolo. As dimensões desse objeto são dadas em centímetros, conforme a imagem a seguir, considerando que a espessura, igual em todas as partes do objeto, é a região em que fica a argamassa de concreto.
O volume de argamassa de concreto presente nesse tijolo é
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(CPS) Nos versos de “Mar Portuguez”, o poeta Fernando Pessoa homenageia seus compatriotas que participaram das viagens dos descobrimentos.
Ó mar salgado,
Quanto do teu sal são lágrimas
de Portugal
A água do mar apresenta diversos sais que lhe conferem a salinidade, pois, em cada quilograma de água do mar, estão dissolvidos, em média, cerca de 35 g de sais.
(spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_101_056_24.pdf Acesso em: 16.08.2013. Adaptado)
Baseando-se na concentração de sais descrita no texto, para a obtenção de 1 kg de sais, a massa de água do mar necessária será, em kg, aproximadamente de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
11/05/2010 - 12h10
REI DA ESPANHA DEIXA HOSPITAL APÓS RETIRADA DE TUMOR NO PULMÃO
O rei da Espanha, Juan Carlos, 72, deixou o Hospital Clínico de Barcelona, onde foi internado para a retirada de um tumor no pulmão direito. Segundo o jornal espanhol "El Pais", Juan Carlos agradeceu as demonstrações de carinho que recebeu. A saída do rei foi antecipada devido a sua rápida recuperação. O príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola, exaltou sua "surpresa", após saber que seu pai poderia deixar o hospital hoje.
(...)
Nascido em 5 de janeiro de 1938, em Roma, na Itália, Juan Carlos foi proclamado rei da Espanha em 22 de novembro de 1975. Ele é considerado um dos pilares da democracia espanhola, principalmente depois da tentativa de golpe de Estado do tenente coronel Antonio Tejero, em 1981. Em uma declaração na TV, o rei ordenou que os militares voltassem a seus quartéis.
Na monarquia parlamentarista da Espanha, o rei, que é figura muito popular, cumpre as funções de chefe de Estado e chefe das Forças Armadas.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u733333.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Que informações da reportagem mostram características de uma Monarquia?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A construção de Brasília pode ser considerada a principal meta do Plano de Metas [...]. Para alguns analistas, a nova capital seria o elemento propulsor de um projeto de identidade nacional comprometido com a modernidade, cuja face mais visível seria a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ao mesmo tempo, no entanto, a interiorização da capital faria parte de um antigo projeto de organização espacial do território brasileiro, que visava ampliar as fronteiras econômicas rumo ao Oeste e alavancar a expansão capitalista nacional.
MOTTA, M. Um presidente bossa-nova. In: Luciano Figueiredo (org.). História do Brasil para ocupados. São Paulo: Leya, 2013.
O texto expõe dois significados da construção de Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Esses dois significados relacionam-se, pois