(UESB)
Considerando-se a dinâmica bioenergética apresentada e as moléculas em destaque, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uneb) O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna. A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica. A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l)→ nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático. As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215oC sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação.
(SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
Tendo em vista os principais desafios tecnológicos na produção de etanol celulósico, de segunda geração, a partir de biomassa de cana-de-açúcar, e com base na equação química que representa a hidrólise da celulose, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Monarquia e a República são dois regimes políticos muito distintos entre si. Ambos existem nos dias de hoje em diferentes países, sendo que, no caso da Monarquia, varia entre absoluta e constitucional. Exemplos de países onde opera a República são mais do que onde se opera a Monarquia dos quais são exemplos a Bélgica, Espanha e Inglaterra. Entre a extensa lista de países republicanos está a Angola, Portugal, Brasil, França, entre outros.
Disponível em: < http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-a-diferenca-entre-monarquia-e-republica-9502.html >. Acesso em: 24 abr.2015.
Enunciado:
Complete o quadro abaixo, indicando as principais diferenças entre Monarquia e República:
- Biologia | 12. Ecologia
Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período.
Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS) Uma esfera, A, com massa de 50,0g e velocidade de 8,0 m/s choca-se frontalmente com outra esfera, B, que se encontra em repouso sobre uma superfície plana e horizontal de atrito desprezível. Sabendo-se que a massa da esfera B é de 200,0g e que o choque é perfeitamente elástico, os módulos das velocidades das esferas A e B, após o choque, em m/s, são iguais, respectivamente, a
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(UESPI) Com a economia mundial globalizada, existe uma tendência comercial para a formação de blocos econômicos, que facilitam as atividades comerciais entre os países-membros. Um dos blocos econômicos que podem ser mencionados é a APEC. Deste fazem parte os seguintes países, exceto: