(UNIT) Os transformadores são equipamentos imprescindíveis aos atuais sistemas elétricos de energia de todo mundo. De acordo com essa informação, o funcionamento de um transformador é baseado:
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
A absorção e o transporte de substâncias tóxicas em sistemas vivos dependem da facilidade com que estas se difundem através das membranas das células.Por apresentar propriedades químicas similares,testes laboratoriais empregam o octan-1-ol como modelo da atividade das membranas.A substância a ser testada é adicionada uma mistura bifásica do octan-1-ol com água,que é agitada e,ao final,é medido o coeficiente de partição octan-1-ol: água (Koa):
Koa =
Em que Coct é a concentração da substância na fase do octan-1-ol,e Ca a concentração da substância na fase aquosa.
Foram avaliados cinco poluentes de sistemas aquáticos: benzeno,butano,éter dietílico,fluorobutano e metanol.
O poluente que apresentou Koa tendendo a zero é o
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FMC) No século XVII, na América do Sul, os jesuítas observaram que os indígenas usavam as cascas de quina (Cinchona spp.) no tratamento de febre. A planta foi cultivada em outros países e utilizada ao redor do mundo no tratamento da malária, até a formulação de análogos sintéticos, como a cloroquina e a pirimetamina.
A Cinchona é uma planta:
- Matemática | 01. Matemática Básica
O gráfico a seguir representa a velocidade de um veículo em função do tempo ao longo de um trecho no qual havia três semáforos.
Sabe-se que o veículo ficou parado somente nos momentos em que se deparou com semáforos fechados e que ele partiu de um ponto em que não havia semáforo. Sendo assim, no trecho apresentado, o tempo em que o carro ficou parado para respeitar os semáforos foi igual a
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNIT)
Uma partícula de massa 3,0.10-7kg, com carga elétrica de 2,0.10-6C, é colocada próxima a uma placa eletrizada positivamente de um campo uniforme, conforme a figura. Considerando-se que a distância entre as placas é de 15,0mm, a diferença de potencial 405,0V e desprezando-se a influência do peso da partícula e o efeito das bordas, a aceleração adquirida pela partícula, em m/s², tem módulo igual a
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
(FUVEST 2016 1° FASE) Das propostas de substituição para os trechos sublinhados nas seguintes frases do texto, a única que faz, de maneira adequada, a correção de um erro gramatical presente no discurso do narrador é: