(UESC) Com base nos conhecimentos sobre o Magnetismo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UECE) Analise os itens a seguir, considerando as características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964:
I. práticas políticas repressivas;
II. reações dos movimentos de esquerda;
III. crises econômicas;
IV. massiva propaganda política do governo;
V. eleições diretas para os cargos eletivos.
Pode-se afirmar corretamente que correspondem às características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964 somente os itens:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNICENTRO) O carbono 14 utilizado pelos pesquisadores para datar os achados arqueológicos, como múmias, fósseis, pergaminhos, tem uma meia-vida de 5 730 anos e se desintegra por meio de decaimento beta, que pode ser representado por
Com base nessas informações, é correto concluir:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 DIGITAL)
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids
Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou: das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.
Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids, que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.
A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.
Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br. Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).
Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é
- Matemática
Dado f(x) = x + a, e
Determine o valor de a.
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(EXPCEX) O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais.
(Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33)
O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número 4, 5 e 8 da cadeia principal, são