(UEFS) Os ímãs, naturais ou artificiais, apresentam determinados fenômenos denominados de fenômenos magnéticos. Sobre esses fenômenos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Potencializado pela necessidade de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, o desenvolvimento de fontes de energia renováveis e limpas dificilmente resultará em um modelo hegemônico. A tendência é que cada país crie uma combinação própria de matrizes, escolhida entre várias categorias de biocombustíveis, a energia solar ou a eólica e, mais tarde, provavelmente o hidrogênio, capaz de lhe garantir eficiência energética e ajudar o mundo a atenuar os efeitos das mudanças climáticas. O hidrogênio, em um primeiro momento, poderia ser obtido a partir de hidrocarbonetos ou de carboidratos.
Disponível em: . Acesso em: mar. 2007 (adaptado).
Considerando as fontes de hidrogênio citadas, a de menor impacto ambiental seria
- Geografia | A. Globalização
Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram--se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou- se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, nº 1, jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que
- Física | F. Circuitos Elétricos
No esquema da figura, temos um gerador ideal que fornece uma tensão constante de 120 V, duas lâmpadas L1 e L2 e um resistor de resistência elétrica R. L1 só acende com 120 V e L2 só acende com 100 V.Nestas condições, L1 dissipa 120 W e L2 dissipa 100 W. Estando as lâmpadas acesas, determine o valorde R em ohms
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(FMP) Recentes investigações genéticas têm demonstrado que gêmeos idênticos (possuidores do mesmo genoma) apresentam diferenças em seu comportamento e fisiologia. Por exemplo, eles podem diferir na susceptibilidade a doenças degenerativas e infecciosas. O genótipo ou o genoma de gêmeos idênticos não é o mesmo? Os genes não são responsáveis por tudo. Uma nova área, a epigenética, está sendo desenvolvida para explicar estas diferenças, já que o genoma não possui somente a informação das sequências das quatro bases A, C, G e T na cadeia do DNA. Os mecanismos epigenéticos envolvem modificações químicas do próprio DNA, ou modificações das proteínas que estão associadas a ele, como, por exemplo, a ligação de um grupo metil (-CH3) à base citosina do DNA. Cada uma dessas modificações age como sinal de regulação e modificação na expressão gênica. O estilo de vida e exposição ambiental geralmente são diferentes entre as pessoas por mais próximas que sejam. Isso causa modificações, não na sequência de DNA necessariamente, mas nesses “apêndices” ao DNA. E, mais importante ainda, essas modificações epigenéticas podem ser transmitidas aos descendentes. É possível que uma pessoa que tenha levado uma vida sedentária e seja obesa desenvolva modificações em seu DNA que serão herdadas por seus filhos, que, por sua vez, podem ter maior susceptibilidade a certas doenças por causa disso.
GARCIA, Eloi S. Epigenética: Além da sequência do DNA. Jornal da Ciência, e-mail 2832, 12 ago. 2005. http://jornaldaciencia.org.br>.
A teoria da epigenética tem sido relacionada às ideias de Lamarck sobre a evolução. Isso se deve ao fato de que, em ambas as teorias os (as)...
- História | B. Roma
(FAMERP) Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas]. As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos.
Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.
Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.
Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga