(UEFS)
A figura mostra dois fios longos e paralelos separados por uma distância d = 10,0 cm, que transportam correntes de intensidade I = 6,0 A em direções opostas. Considerando μ0= 4π.10-7 Tm/A, o módulo do campo magnético resultante no ponto P, situado a 2d à esquerda do ponto A, em μT, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Considere uma corda de violão, esticada e fixada nos pontos A e I, na qual são colocados pedacinhos de papel sobre os pontos D, E, F, G e H, conforme a figura a seguir. Observe que as distâncias entre cada ponto e seus vizinhos são todas iguais.
EPSTEIN, L. C. Thinking physics. São Francisco: Insight Press, 1995 (adaptado).
Com dois dedos de uma das mãos, comprime-se o ponto C e com um dedo da outra mão levanta-se a corda pelo ponto B, soltando-a em seguida. Nessa situação, os pedacinhos de papel que serão jogados para cima correspondem aos seguintes pontos da corda:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você se lembra do conto “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, que leu em sala de aula? Ele mostra o detetive Sherlock Holmes desvendando um mistério. Em seu trabalho de investigação, o detetive seleciona e analisa pistas, constrói hipóteses e faz algumas deduções. Podemos comparar o método de trabalho dos detetives ao dos estudiosos que investigam o passado (arqueólogos e historiadores), pois ambos se valem de “pistas” em suas investigações.
Aponte a alternativa que contém as ações mais identificadas com o trabalho de arqueólogos e historiadores.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
"A fotomontagem pode designar a associação de duas ou mais imagens, ou seus fragmentos, com o propósito de gerar uma nova imagem. São vários os processos que possibilitam esta técnica.
- A colagem é o mais simples deles e consiste na elaboração de uma composição tomando por base imagens coletadas de diversos meios e coladas sobre o papel.
- Uma outra possibilidade é empregar originais em transparência, o que pode ser chamado de sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos.
- Há também a possibilidade de ampliar partes de negativos diferentes sobre um mesmo papel fotográfico, gerando, assim, uma imagem composta. Existe uma variante do processo de fotomontagem que pode ser executado diretamente na própria câmara: a chamada dupla exposição – ou mesmo múltipla exposição – de um mesmo negativo no momento de tomada da fotografia.
- Hoje em dia, com a introdução dos computadores e dos scanners, a adição de duas ou mais imagens para a produção de uma imagem final tornou-se muito mais fácil e precisa."
Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3870&cd_idioma=28555&cd_item=8 )
- O professor vai sugerir aos alunos para criarem fotomontagens com colagens feitas a partir de imagens de jornais e revistas com base em determinados temas.
- O professor e os alunos vão escolher temas para cada fotomontagem que for montada. No exemplo da foto abaixo foi trabalhado o tema "Celebridade".
- Professor, incentive os alunos a usarem toda a sua criatividade na escolha dos temas para ficar uma atividade super divertida.
- Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15077
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Veja o preço dos ingressos de um cinema e responda.
Marina quer comemorar seu aniversário no cinema junto com algumas amigas. Ela vai convidar suas amigas e pagar o ingresso do cinema para elas. Marina tem 90 reais para comprar ingressos e quer assistir a um filme em 3D.
a) Como seu aniversário cai em uma quarta-feira, quantas amigas ela poderá convidar para ir ao cinema com ela? Lembre-se que Marina irá comprar um ingresso para ela também.
b) Quanto sobrará para elas comprarem balas?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
“Eu tinha muito medo, estava sozinha, não tinha como não trabalhar. Ela não me deixava amamentar meu filho pela manhã, dizia que eu perderia tempo.” (Dora E. A. Calle)
“Quando eu precisava sair da casa, sempre tinha que pedir a chave. E nessa hora a chave sempre sumia.” (Raul G. P. Mendoza)
“A casa onde eu trabalhava tinha outros 14 bolivianos, que, assim como eu, queriam guardar dinheiro e voltar para nosso país. Mas não é bem assim que acontece.” (Alicia V. Balboa)
FORTE, B. Tecendo sonhos. Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br. Acesso em: 17 fev. 2020 (adaptado).
Esses depoimentos retratam a realidade vivida por imigrantes bolivianos que trabalharam no setor têxtil da capital paulista. Os depoimentos evidenciam