(UEFS)
Os biocombustíveis não são novidade. Os homens usam micro-organismos para obter etanol desde que, na Idade da Pedra, por volta de 10.000 a.C. começaram a produzir cerveja. Atualmente, biocombustíveis de terceira geração são produzidos por um processo que, em parte, também ocorre na natureza.
(WENNER, 2012. p. 62-67)
Os processos bioenergéticos que produzem etanol e biodiesel compartilham:
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FUVEST 2011 1° FASE) Um objeto decorativo consiste de um bloco de vidro transparente, de índice de refração igual a 1,4, com a forma de um paralelepípedo, que tem, em seu interior, uma bolha, aproximadamente esférica, preenchida com um líquido, também transparente, de índice de refração n.
A figura acima mostra um perfil do objeto. Nessas condições, quando a luz visível incide perpendicularmente em uma das faces do bloco e atravessa a bolha, o objeto se comporta, aproximadamente, como
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
España em el corazón
Como era Federico
Dimos una gran sorpresa. Habíamos preparado un discurso al alimón. Ustedesprobablemente no saben lo que significa esa palabra y yo tampoco lo sabía. Federico, queestaba siempre lleno de invenciones y ocurrencias, me explicó: "Dos toreros pueden torear almismo tiempo el mismo toro y con un único capote. Esta es una de las pruebas más peligrosasdel arte taurino. Por eso se ve muy pocas veces. No más de dos o tres veces en un siglo ysólo pueden hacerlo dos toreros que sean hermanos o que, por lo menos, tengan sangrecomún. Esto es lo que se llama torear al alimón. Y esto es lo que haremos en un discurso." Yesto es lo que hicimos, pero nadie lo sabía. Cuando nos levantamos para agradecer alpresidente del Pen Club el ofrecimiento del banquete, nos levantamos al mismo tiempo, cualdos toreros, para un solo discurso.
NERUDA: Señoras...
LORCA: ...y señores: Existe en la fiesta de los toros una suerte llamada "toreo del alimón", en que dos toreros hurtan su cuerpo al toro cogidos de la misma capa.
NERUDA: Federico y yo, amarrados por un alambre eléctrico, vamos a parear y a responder esta recepción muy decisiva.
NERUDA, P. Confieso que he vivido . Buenos Aires: Delbolsillo, 2004.
No texto, o escritor Pablo Neruda narra um episódio vivenciado com o também escritor Federico García Lorca. Nesse episódio, o uso da expressão “al alimón” remete ao(à)
- Língua Portuguesa
Não domino a verdade. Nem sequer a conheço. Escrevo sobre aquilo que não sei, para poder ficar sabendo. A grande diferença entre a literatura de imaginação criadora – a poesia, o romance, o conto – e a literatura de ensaio, de crítica, é que nesta se escreve sobre o que se sabe, ao passo que na primeira se escreve sobre o desconhecido, não se tem a menor ideia do sentido daquilo que se pretende dizer.
SABINO, F. Martini seco. São Paulo: Ática, 1989.
A diferença entre texto literário e não literário estabelecida no fragmento baseia-se, principalmente, na relação do escritor com os fatos da vida cotidiana. Nesse sentido, o texto literário diferencia-se pelo discurso
- Geografia - Fundamental | 6.6 Fatores do Clima
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, informou que o furacão "Tomas" provocará fortes chuvas sobre Haiti, República Dominicana e Porto Rico. E que ao se deslocar pelo arquipélago das Bahamas, avançará com ventos de 120 km/h, diminuindo de intensidade em menos de 24 horas, até se transformar de novo em tempestade em processo de degradação, conforme for se afastando do Caribe e adentrando no oceano Atlântico.
Trecho adaptado do texto: Furacão "Tomas" dia 6/11/2011.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/11/06/furacao-tomas-provoca-fortes-chuvas-sobre-haiti-porto-rico-e-r-dominicana.jhtm Acesso em: 16/02/2011
O furacão “Tomas” não será o primeiro nem o último, a América central está localizada na trajetória dos furacões. EXPLIQUE o processo de formação dos Furacões.
- Matemática | 10. Estatística
O índice de eficiência utilizado por um produtor de leite para qualificar suas vacas é dado pelo produto do tempo de lactação (em dias) pela produção média diária de leite (em kg), dividido pelo intervalo entre partos (em meses). Para esse produtor, a vaca é qualificada como eficiente quando esse índice é, no mínimo, 281 quilogramas por mês, mantendo sempre as mesmas condições de manejo (alimentação, vacinação e outros). Na comparação de duas ou mais vacas, a mais eficiente é a que tem maior índice.
A tabela apresenta os dados coletados de cinco vacas:
Após a análise dos dados, o produtor avaliou que a vaca mais eficiente é a: