Questões relacionadas
- Filosofia - Fundamental | 3. Escolástica
(ENEM) Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
- Ciências - Fundamental | 03.1. Fotossíntese
As plantas são seres vivos fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Elas são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese, que ocorre nas folhas. Além disso, as folhas também desempenham outras funções importantes, como a transpiração e a respiração.
Qual o processo realizado pelas plantas para produzir alimento?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A estrutura básica das igrejas românicas seguia o emprego do plano básico, no qual uma nave central conduzia a uma abside ou coro e estava ladeada por duas ou quatro naves laterais. No entanto, a aparência delas logo se diferenciou do modelo e assumiu uma personalidade própria, marcada pela robustez das formas. Românico e gótico são, indiscutivelmente, os estilos que melhor traduzem a produção artística e arquitetônica cristã do período medieval.
Além do aspecto externo, também o interior das construções românicas foi se distanciando do modelo das basílicas. Os tetos em madeira foram substituídos por pedras e outros materiais, tanto para evitar os perigos de incêndio quanto para dar maior solidez ao edifício. Apropriando-se das experiências romanas, os construtores da época desenvolveram uma série de experimentos para construir tetos em abóbadas nos enormes espaços das naves centrais, sem aumentar demais o tamanho das paredes e pilares. Se utilizassem apenas pedras para recobrir o teto, o peso seria muito grande, e as paredes e os pilares deveriam ser ainda mais robustos, para suportar o peso da abóbada.
PALHARES, J. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 16 maio 2021.
Com base no conceito apresentado no texto, a estrutura básica das igrejas românicas
- Matemática - Fundamental | 01. A História dos Números
Leia o texto com atenção e responda ao que se pede na sequência.
Então, o sistema de numeração inicialmente era usado apenas para se contar, mas a necessidade de se registrar números grandes usando uma quantidade de símbolos relativamente menor fez com que houvesse um avanço muito interessante que foi a criação de bases numéricas. Isso surgiu inicialmente, tanto quanto se sabe, na Babilônia, e também se sabe de um sistema de numeração que surgiu no México entre os astecas. E como funcionava esse sistema de base na matemática? Na Babilônia, por exemplo, existia um sistema de contagem de base sessenta. As pessoas contavam até sessenta e depois, quando precisavam contar números maiores, se usava um símbolo representando sessenta e outro para um, dois, daí por diante. Com isso você conseguia escrever números com uma certa eficiência. Esse sistema de numeração persiste até hoje quando a gente fala que uma hora tem 60 minutos, que um minuto tem 60 segundos... isso é um resquício desse sistema de numeração. A mesma coisa acontece com as medidas de ângulo - um círculo tem 360 graus, o que são seis vezes sessenta.
Já o sistema que usamos hoje é chamado indo-arábico e tem base dez. É chamado de indo-arábico porque foi uma combinação de um sistema de origem árabe com um de origem indiana. Os árabes contribuíram com os algarismos e os indianos, com o zero, que é muito importante na evolução do sistema numérico. Temos dez símbolos, contando com o zero, e conseguimos escrever números grandes através da combinação de uma quantidade relativamente pequena desses símbolos. Imagina se a gente tivesse que representar os números todos os contando de um em um? Como os números surgiram?
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=39>. Acesso em: 20 set. 2014.
Sobre o Sistema de Numeração indo-arábico conclui-se que:
- Geografia - Fundamental | 3.3 Conceitos Demográficos
Texto base:
Enunciado:
No Brasil as desigualdades regionais podem ser visualizadas em diferentes tipos de análises, sejam elas econômicas ou sociais. Analise a situação social da região do Brasil em relação às demais, tendo como ponto de partida a questão da expectativa de vida.