(UNIT) Uma das maiores reviravoltas na evolução foi a transformação de uma forma de poluição atmosférica, anteriormente fatal — o oxigênio —, num recurso cobiçado. Longe de destruir o planeta, o oxigênio o energizou.
(MARGULIS; SAGAN. 2002. p. 119)
A respeito dos processos metabólicos envolvidos com a presença, a transformação e a energização da biosfera pelo oxigênio molecular (O2), é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.
HARTOG, F. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Revista de História (São Paulo), nº 172, jan./jun. 2015 (adaptado).
O texto afirma que a obra de Homero
- Matemática | 3.4 Modular
Quatro corredores estavam participando de uma corrida em uma pista quadrada. Todos partiram no mesmo instante da linha P, indicada na imagem, e, após os dois primeiros colocados terem completado uma volta, a posição deles em determinado instante foi registrada por um software, como mostra a imagem a seguir.
Com base na imagem, o software calculou que, nesse instante, a distância do quarto colocado ao primeiro colocado era dada pela função f(x) = |2x – 9| + x, em que x indica a distância do primeiro colocado à linha de partida e de chegada P, em metro.
Considerando que o primeiro colocado estava a 2 metros da linha P no instante registrado pelo software, a distância entre o primeiro e o quarto colocados nesse momento, segundo o software, era de
- Física
Num piquenique, com a finalidade de se obter água gelada, misturou-se num garrafão térmico, de capacidade térmica desprezível, 2 kg de gelo picado a 0 °C e 3 kg de água que estavam em garrafas ao ar livre, à temperatura ambiente de 40 °C. Desprezando-se a troca de calor com o meio externo e conhecidos o calor latente de fusão do gelo (80 cal/g) e o calor específico da água (1 cal/ g.°C), a massa de água gelada disponível para se beber, em kg, depois de estabelecido o equilíbrio térmico, é igual a:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia os textos.
Texto I
[...] e como os imperialistas, esses monstros sem entranhas, porque não lhes interessa mais que a quantidade de ouro que puderem acumular dia a dia, mês a mês e ano a ano; porque a nenhum imperialista, a nenhum capitalista, a nenhum explorador lhe interessa outra coisa, [...] não lhe interessa nem lhe interessará jamais outra coisa que seu proveito, seu próprio benefício.
Discurso de Fidel Castro na Universidade de Havana em 13 de março de 1963.
Disponível em: <www.cuba.cu/gobierno/discursos/1963/esp/f130363e.html>. Acesso em: 30 maio 2017.
Texto II
Agora, a trombeta nos conclama novamente – não um chamado para empunhar as armas, embora delas precisemos; não um chamado para a batalha, embora estejamos entrincheirados – mas um chamado para suportar o peso de uma longa e incerta luta, ano após ano, “regozijando-nos na esperança, paciente nas tribulações” – uma luta contra os inimigos comuns do homem: a tirania, a pobreza, a doença e a própria guerra.
Discurso de posse de John Fitzgerald Kennedy em 20 de janeiro de 1961. Disponível em: <www.jfklibrary.org/JFK/Historic-Speeches/Multilingual-Inaugural-Address/Multilingual-Inaugural-Address-in-Brazilian-Portuguese.aspx>. Acesso em: 30 maio 2017.
Os dois discursos exemplificam bem a polarização política da Guerra Fria, porque mostram
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Quizá pienses que la filosofía es cosa del pasado o de
eruditos, pero no es así. Y cada vez son más quienes la
descubren de forma casual o llevados por el currículo
escolar y quedan hechizados por ella, sobre todo muchos
[5] jóvenes y adolescentes. Porque, como explica el profesor de
filosofía Joan Méndez, la lectura atenta de las aportaciones
de los grandes pensadores ayuda a vivir mejor.
Su colega Xavier Serra, asegura que "la filosofía es
esencial para entender el mundo en que se vive sin caer en
[10] los fanatismos, en ser víctimas de la manipulación o en
perder el contacto con el mundo real", y eso la convierte
"en una de las mejores terapias para superar las angustias
contemporáneas". Y para que cada cual constate por sí
mismo sus efectos, Méndez, Serra e Ignasi Llobera,
[15] apuntan lecturas y pensadores "de utilidad" para algunos
de los problemas que más preocupan en la actualidad.
La hiperinformación. Byung-Chul Han, destacado
diseccionador de la sociedad actual, argumenta que
vivimos una fase debilitada de comunicación porque esta
[20] ha degenerado en mero intercambio de información, las
relaciones se ven reemplazadas por las conexiones y sólo
se conecta con los iguales.
El placer. Identificar felicidad con placer y rehuir la
frustración y el sufrimiento no son atributos exclusivos de
[25] la sociedad actual. En el siglo IV antes de Cristo, Epicuro
fundó el epicureísmo, una corriente filosófica según la cual
la clave de una vida feliz es conseguir acumular la mayor
cantidad de placer mientras se reduce al máximo el dolor.
La libertad. El debate en torno al binomio libertad y
[30] Responsabilidad no es una porfía nueva. En El
existencialismo es un humanismo, Jean-Paul Sartre
razona que, dado que las personas están condenadas a la
libertad, inevitavelmente han de afrontar, sin excusas, que
son responsables de sus elecciones. En su ensayo Ética
[35] para Amador,Fernando Savater deja claro, en un
lenguaje directo y coloquial dirigido a los adolescentes,que
não é o mismo libertad que permisividad porque "não
tudo da igual", y argumenta que la responsabilidad es el
reverso de la medalla de la libertad, que una sin otra no
[40] pueden existir porque la responsabilidad es la que confirma
que el hombre es libre.
Internet: www.lavanguardia.com (con adaptaciones)
Con relación al texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
La sociedad actual presenta, con relación a placer y sufrimiento, un tipo de planteamiento que difiere de los existentes hace más de dos mil años.