(FACULDADE GUANAMBI) Considerando um fio longo e reto sendo percorrido por uma corrente elétrica constante de intensidade I, verifica-se que a intensidade do vetor indução magnética produzido pela corrente em um ponto P situado a uma distância a do fio é igual a B. Sabendo-se que a permeabilidade magnética do meio é igual a μ0, a intensidade do vetor indução magnética em um ponto situado a uma distância 5,5 será igual a
Questões relacionadas
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
A partir dos reagentes dispostos na coluna A relacione-os com os fenômenos descritos na coluna B.
Coluna A
Coluna B
1. Mg(S) + H2SO4
( ) formação de precipitado
2. CH3COONa(s) + H2O
( ) liberação de gás
3. NaCℓ(s) + NaOH
( ) o pH da solução torna-se alcalino
4. NaCℓ + AgNO3
( ) não há formação de novos compostos
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Química | 2.5 Oxirredução
(FG)
4NO2(g) + O2(g) → 2N2O5(g)
Ao determinar, experimentalmente, a velocidade de uma reação química, como a representada, se pode verificar como os reagentes são consumidos e o produto é formado, ou as variações das quantidades de reagentes e de produto, em determinado intervalo de tempo. Há, entretanto, uma proporcionalidade entre as velocidades médias e os coeficientes estequiométricos de reagentes e de produto na equação química.
Considerando-se essas informações, e com base nos conhecimentos de cinética química, é correto concluir:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
A estrutura de duas substâncias conhecidas comercialmente como pentamidina e etionamida estão respectivamente representadas abaixo.
Sobre estas duas substâncias, é CORRETO afirmar que:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92. As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
Comente, brevemente, a composição da estrutura do texto lido. Indique em sua resposta os parágrafos que compõem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.