(UESC) Considere um modelo clássico de um átomo de hidrogênio, onde um elétron, de massa m e carga –q, descreve um movimento circular uniforme, de raio R, com velocidade de módulo v, em torno do núcleo. A análise das informações, com base nos conhecimentos da Física, permite concluir:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Se (a – b) = 7 e (a 2b – ab 2) = 210, então ab é igual a:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
No colégio municipal, em uma turma com 40 alunos, 14 gostam de Matemática, 16 gostam de Física, 12 gostam de Química, 7 gostam de Matemática e Física, 8 gostam de Física e Química, 5 gostam de Matemática e Química e 4 gostam das três matérias. Nessa turma, o número de alunos que não gostam de nenhuma das três disciplinas é
- Física
Em um motor de carro o processo de combustão gera 300J de energia térmica. Deste valor, 200J são perdidos sob a forma de calor. Qual a eficiência desse motor?
- Biologia | 09. Botânica
(Udesc ) Originalmente, ao longo da evolução das plantas, o principal papel dos frutos é dar proteção às sementes. Posteriormente, ocorreram adaptações que conferiram aos frutos a função de auxiliarem na dispersão das sementes. Para desempenhar estes papéis os frutos desenvolveram uma série de modificações e adaptações em suas estruturas (pericarpo; mesocarpo e endocarpo). Estas modificações servem como meio de classificação para os frutos.
Tabela
Coluna I
Coluna II
1. Frutos carnosos
A. Abacate
2. Frutos secos
B. Abacaxi
3. Frutos deiscentes
C. Caju
4. Frutos indeiscentes
D. Azeitona
5. Pseudofrutos
E. Laranja
6. Infrutescência
F. Feijão
7. Não é fruto
G. Milho
Assinale a alternativa que indica a associação correta entre a Coluna I e a II, na tabela.
- Biologia
Alguns grupos de pesquisa brasileiros estão investigando bactérias resistentes a íons cloreto, como Thiobacillus prosperus, para tentar compreender seu mecanismo de resistência no nível genético e, se possível, futuramente transferir genes relacionados com a resistência a íons cloreto para bactérias não resistentes usadas em biolixiviação (um tipo de biorremediação de efluentes), como Acidithiobacillus ferrooxidans. Considerando as principais técnicas utilizadas atualmente em biologia molecular e engenharia genética, a transferência de genes específicos de uma espécie de bactéria para outra deve ser feita através: