(Uefs) No Polo Norte, há ursos, como o urso negro do Alasca, que “hibernam” no inverno — dormem em sono profundo —, e é interessante pensar o que ocorre quando eles dormem, como se processa seu metabolismo, como eles se preservam e, ao se levantarem, começam a funcionar imediatamente. Imaginem um enorme urso, que dormiu durante todo o inverno, acorda, levanta e precisa se alimentar, encontrar uma namorada, caçar e fugir dos predadores, diz a pesquisadora em sua entrevista.
Sobre esse retorno rápido à sua rotina de vida, uma das respostas do organismo que deve ser imediatamente realizada é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Em um ano, uma prefeitura apresentou o relatório de gastos públicos realizados pelo município. O documento mostra que foram gastos 72 mil reais no mês de janeiro (mês 1), que o maior gasto mensal ocorreu no mês de agosto (mês 8) e que a prefeitura gastou 105 mil reais no mês de dezembro (mês 12). A curva que modela esses gastos é a parábola y = T(x), com x sendo o número correspondente ao mês e T(x), em milhar de real.
A expressão da função cujo gráfico é o da parábola descrita é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o poema a seguir:
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,(...)
E se somos Severino,
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é morte de que se morre,
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia (...)
MELLO NETO, João Cabral. Morte e vida Serevina. Auto de Natal Pernambucano. 1956. (Fragmento). Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 20 jul. 2013.
No Brasil, entre os anos de 1940 e 1950, o campo das artes adquiriu novos contornos e finalidades. O poema de João Cabral de Mello Neto é um exemplo da:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha da Mafalda.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/785033778768115351/>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) De quem era o troco da padaria?
b) O que Mafalda queria fazer com o troco da padaria?
c) Por que ela não gastou o troco da padaria?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos
a) Quem é esse inquilino que Mafalda disse que tem dentro da gente e diz o que devemos ou não fazer as coisas certas ou erradas? (Caso os alunos não respondam, diga a eles que é a nossa ética.)
b) Com quem aprendemos a ter atitudes éticas?
c) Como aprendemos a ter atitudes éticas?
3.2. Peça aos alunos que relatem um caso em que agiram com atitude ética.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
O futebol lamentavelmente, se tornou o ópio do povo”. É a ‘política do pão e circo’ para poder esconder os profundos problemas que a sociedade enfrenta, esquecendo por um momento os defeitos sociais e econômicos durante esse período.
A Copa do Mundo não deixa de ser um importante evento futebolístico, entretanto será que um país como o Brasil, com tantos problemas sociais, com tantos desníveis socioeconômicos, com uma economia tão frágil, pode se dar ao luxo de parar em dias em que há partidas da seleção brasileira? Será que nós brasileiros, que acompanhamos aos jogos da Copa, temos o direito de esquecer que existe pobreza no Brasil durante os jogos de futebol?
O evento acompanhado por bilhões de pessoas em todo o mundo consegue uma façanha que nenhuma propaganda de governo consegue fazer: o mascaramento dos problemas sociais e econômicos.
BONFIM, José Rodrigues Alves. Futebol: o ópio do povo. Disponível em: <http://www.paralerepensar.com.br/joserodrigues_futebol.htm>. Acesso em: 9 mar. 2014.
De acordo com o texto, o futebol se assemelha a práticas políticas da Roma antiga, na medida em que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) Se uma criança Massai crescesse junto a uma família asiática, ela manteria os seus hábitos e costumes?
B) Por que os índios Tembés precisam manter as suas tradições até os dias de hoje?