(UEFS)
A figura representa uma linha de força, LF, de um campo eletrostático gerado por cargas elétricas em repouso. Durante o deslocamento de uma partícula eletrizada com carga positiva q do ponto 1 para o ponto 2, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: João Vítor comprou os seguintes produtos na papelaria: Ele pagou sua compra com três notas, representadas a seguir:
Enunciado:
a) Quanto João Vítor recebeu de troco?
b) Desenhe as moedas necessárias para representar o valor do troco, sabendo que João Vítor recebeu moedas de 1 real, de 50 centavos e de 25 centavos.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Um planeta orbita em um movimento circular uniforme de período T e raio R, com centro em uma estrela. Se o período do movimento do planeta aumentar para 8T, por qual fator o raio da sua órbita será multiplicado?
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
É comum nos referirmos a dias quentes como dias “de calor”. Muitas vezes ouvimos expressões como “hoje está calor” ou “hoje o calor está muito forte” quando a temperatura ambiente está alta.
No contexto científico, é correto o significado de “calor” usado nessas expressões?
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A atividade será composta de cinco momentos. Seria interessante aplicá-la como fechamento do conteúdo e como uma proposta prática e teórica abordando o conteúdo da performance juntamente com uma dinâmica do corpo.
1.º Serão distribuídos, previamente, em aulas anteriores, uma proposta de pesquisa teórica sobre performance. Para guiar os alunos, podem ser sugeridos nomes de obras ou de artistas pelo professor. Exemplos: Marina Abramovic, Hélio Oiticica, Berna Reale, dentre outros. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2º Os alunos podem ser divididos em duplas para fazerem a atividade. As duplas serão orientadas a trazerem algo de significativo que represente o trabalho do artista pesquisado. Poderá ser um movimento do corpo, uma coreografia ou pose estática. Além da parte performática, o aluno deverá ser capaz de apresentar de maneira breve e sucinta o conteúdo relacionado ao trabalho estudado usando mídias variadas (PowerPoint, vídeo, etc.).
3º Exponha as pesquisas para que todos tenham acesso às informações coletadas. Essa parte é bastante importante para o próximo item a ser trabalhado.
4º No dia marcado para as performances, os alunos que ficarão assistindo à apresentação dos outros serão convidados a identificar o artista ou obra escolhidos pelos colegas.
5º Como uma conclusão, após as apresentações, recorrer à autoavaliação.
Sugestão de sites para pesquisa sobre artistas performáticos:
Marina Abramovic. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/as-multiplas-facetas-da-arte-performativa-de-marina-abramovic>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Berna Reale. Disponível em: <http://bernareale.com/home.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- Matemática | 18. Polinômios
(UNICAMP) Considere o polinômio cúbico p(x) = x³ + x² - ax – 3, onde a é um número real. Sabendo que r e -r são raízes reais de p(x), podemos afirmar que p(1) é igual a: