(UESB) O potencial elétrico em qualquer ponto de um campo elétrico é uma grandeza escalar e, assim, pode-se aplicá-lo para descrever fenômenos eletrostáticos de modo mais simples do que utilizando o campo e as forças elétricas.
Considere uma partícula A carregada com 2,5 μC, e outra B, com carga de 5,4 μC, localizadas no eixo y, em y = 1,25 cm e y = -1,80 cm, respectivamente. Sabendo-se que a constante eletrostática do meio é igual a 9,0.109 N.m²/C2 , o potencial elétrico na origem desse sistema, 105 V, é igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
As capitais brasileiras Boa Vista, Brasília, Macapá, Recife, São Paulo e Vitória tiveram reajuste na tarifa de transporte público neste ano. Em Maceió, há sinalização de reajuste, mas ele depende da aprovação do prefeito e do governador. Já em Campo Grande, após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a prefeitura suspendeu o decreto que havia implementado o aumento de R$ 3,95 para R$ 4,10.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 mar. 2020.
Caso o decreto tivesse sido aprovado pela prefeitura de Campo Grande, o aumento na tarifa do transporte público seria de, aproximadamente,
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
Considere um sistema constituído por um gás que descreve o ciclo termodinâmico ABCA, representado na figura. Com base nessas informações e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar que a quantidade de calor que o gás precisa receber para realizar um ciclo, em J, é igual a
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra
- Biologia | 09. Botânica
(Pucpr ) Leia o fragmento de texto a seguir:
Identificados genes que podem salvar araucária do risco de extinção
Formação embrionária do pinhão, semente do pinheiro-brasileiro, é alvo de abordagem molecular inédita capaz de auxiliar na preservação da espécie
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e cuja madeira tem alto valor de mercado. Com a identificação dos genes, será possível um maior controle sobre o processo de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja fecundação e a partir de células não reprodutivas.
Trata-se de uma das mais promissoras técnicas biotecnológicas de produção de embriões vegetais, que permite a criopreservação (conservação por meio de congelamento) e a clonagem em massa. No caso da araucária, ela é dificultada porque as sementes perdem viabilidade e não sobrevivem por longos períodos de armazenamento.
Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br/materias/
identificados-genes-que-podem-ajudar-a-salvar-araucaria-do-risco-de-extincao>.
Acesso em: 03.07.2015.
Sobre o organismo descrito no texto, marque a alternativa CORRETA.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Os povos indígenas têm uma forma peculiar de viver. Cada tribo carrega consigo hábitos e costumes que passam de geração para geração. As tarefas são divididas entre homens e mulheres. Como são as atividades diárias das crianças indígenas?
As crianças aprendem desde cedo as tarefas do dia a dia, e é muito comum ver uma menina ajudando sua mãe ou um menino acompanhando seu pai em seus afazeres. Elas costumam construir objetos iguais aos dos adultos, mas em miniatura. Assim, brincando de imitar os mais velhos, meninos e meninas aprendem as atividades que mais tarde irão desempenhar com perfeição. Disponível em: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/quem-faz-o-que. Acesso em: 02 abril 2015.
Enunciado:
Explique por que as atividades executadas pelas crianças indígenas não são consideradas trabalho infantil.