(Uefs) O gráfico registra a variação térmica relacionada ao comportamento da mariposa, desenvolvido como estratégia para o voo.
Considerando a importância da temperatura, na dinâmica da atividade muscular na locomoção desses insetos, uma interpretação correta é
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que:
- Geografia - Fundamental | 03. Aspectos Físicos da Europa
Leia o fragmento a seguir.
[...] é um dos principais rios da Europa, passando pela Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos. Seus principais afluentes são os rios Aar, Neckar, Main, Mosel, Lahn, Sieg, Ruhr e Lippe, sendo uma das principais vias fluviais na União Europeia, principalmente para navegação comercial, já que, durante seu percurso, ele passa por diversos países-membros desse bloco econômico. Além de toda a sua potência econômica pelo seu transporte de produtos e pessoas, ele é considerado também um rio turístico, realizando diversas excursões e cruzeiros ao longo de seu percurso. Em suas margens estão localizadas diversas hidroelétricas, estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias.
Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia>.
Acesso em: 9 mar. 2018.
O rio a qual o fragmento se refere e o tipo de relevo que predomina em seu curso são, respectivamente:
- História | Geral
(UNESP)
A imagem reproduz um auto de fé. Essas cerimônias
- Biologia | 03. Bioquímica
A anemia é uma doença que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, mesmo em países desenvolvidos, trazendo fadigas e diminuição do desempenho físico e cognitivo. O esquema a seguir destaca alguns fatores envolvidos direta ou indiretamente na eritropoiese.
No esquema (eritropoietina) é um hormônio produzido e liberado em resposta a baixos teores de oxigênio no sangue que passa pelos rins.
De acordo com o esquema e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Pretendendo observar a sequência gradativa do crescimento das plantas, dirigimos nossa atenção sobre a planta no momento exato em que ela se desenvolve da semente. Nessa época, podemos reconhecer fácil e nitidamente as partes que lhe pertencem. Não vamos considerar agora os invólucros que ela deixa na terra. Em muitos casos, assim que a raiz se firma na terra, a planta leva à luz os primeiros órgãos superiores, já existentes anteriormente, sob o invólucro das sementes.
(GOETHE, 1996, p. 11-12)
Esses primeiros órgãos são conhecidos pelo nome de cotilédones chamados também de grãos, pevides ou folhas de sementes, indicando com esses nomes diferentes formas. Muitas vezes esses órgãos têm aparência disforme, como se estivessem cheios de uma matéria grosseira e bastante distendidos, tanto na espessura como na largura. Seus recipientes são pouco visíveis e não podem ser distinguidos da substância geral. Em muitas plantas, eles se aproximam da forma das folhas. ” À luz da Biologia atual, a interpretação do texto, escrito com base em conhecimentos do século XVIII, exige a compreensão de que: