(Uesb) O gráfico representa duas curvas representando o crescimento de dois grupos animais: os vertebrados e os artrópodos.
Com base nas informações do gráfico e nos conhecimentos a respeito do tema, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida em seu território e o dever de consertá-la utilizando-se dela de forma sustentável.
A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Poluição e lixo plástico do mar ameaçam os mexilhões do Rio de Janeiro
Os mexilhões marrons "Perna perna selvagens" e de criadouros localizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, estão contaminados com microplásticos pela poluição marinha por conta do uso inadequado de resíduos, um mal que afeta o mundo inteiro e com o qual o Brasil quase não demonstra preocupação.
As micropartículas de plástico que chegam às águas salgadas do Rio pelo descarte inadequado de garrafas, sacolas, copos, pratos e demais objetos desse material são ingeridas pelos moluscos que não conseguem distingui-las dos elementos alimentícios que o oceano oferece.
Disponível em: https://www.efe.com. Acesso em 3 fev. 2021.
Estas espécies são afetadas por esse tipo de poluente, uma vez que, para se alimentarem
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Leia o texto. Irmãos na vida e na morte
Fundadas na fé religiosa e provendo apoio espiritual e material a seus associados, as irmandades foram a mais viva expressão social das Minas Gerais do século XVIII
A visão das incontáveis igrejas que hoje adornam e embelezam a paisagem de Minas Gerais leva em geral à suposição de que no passado a presença da Igreja Católica tenha se feito sentir, ali, de maneira inequívoca. Mas não foi bem assim. Na verdade, a religiosidade em Minas Gerais no tempo da Colônia precedeu as intervenções do Estado e da Igreja, do ponto de vista institucional. Era uma religiosidade fundada e desenvolvida a partir da vontade de leigos e de instituições laicas.[...] Ao contrário do que aconteceu no litoral da Colônia e em outras partes das vastas conquistas ultramarinas portuguesas, em Minas não se construíram mosteiros e conventos durante todo o século XVIII. Mesmo após ter sido criado, em 1745, o primeiro bispado, na então capitania de Minas Gerais, a presença e a ação da Igreja Católica manteve papel secundário e suplementar em relação às iniciativas dos devotos leigos. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/irmaos-na-vida-e-na-morte.> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o trecho, conclui-se que,
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UESB) A melhor solução para os problemas globais de produção de energia já foi desenvolvida, é muito eficiente e vem sendo utilizada há mais de 2 bilhões de anos: a fotossíntese. Um dos principais pesquisadores no mundo no tema da fotossíntese, James Barber afirma que uma tecnologia capaz de usar a luz do Sol com eficiência semelhante à observada nas plantas seria a solução definitiva para a questão energética.
(FOLHAS..., 2010).
A absorção da luz do Sol pelos vegetais para ser utilizada como fonte de energia química celular é possibilitada por:
- Biologia
(PUC-CAMP) A compostagem é um processo biológico controlado que consiste na transformação de resíduos orgânicos em húmus. Dele participam diversos tipos de microorganismos e também vermes como a minhoca.Na vermicompostagem as minhocas são usadas para digerir matéria orgânica, melhorando o arejamento e a drenagem do material. O habitat natural ideal para as minhocas é, em geral, aquele apresentado pelos solos úmidos, porosos, fofos, nitrogenados, ligeiramente alcalinos, que contenham reservas de nutrientes formados pela decomposição de vegetais ou de outros materiais. Bastam-lhes 3 mg/L de O2 para que vivam e proliferem. Preferem temperaturas entre 12 °C e 25 °C. Em solos encharcados, fogem para a superfície, não pela presença excessiva de água, mas pela falta de oxigênio; o CO2 liberado não consegue dissipar-se no exterior devido à camada líquida que o retém.
As minhocas são animais