(Unit)
Analisando-se a charge, Garfield se depara com um animal cujo grupo tem como aquisição evolutiva o fato de serem
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “Aliada ao rompimento das ideias do mundo medieval, rompeu-se também a confiança nos velhos caminhos para a produção do conhecimento: a fé, a contemplação não eram mais consideradas vias satisfatórias para se chegar à verdade. Um novo caminho, um novo método precisava ser encontrado, que permitisse superar as incertezas.”
ANDERY, Maria Amália, et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988, p.173.
Considerando o surgimento da ciência moderna e sua forma de abordagem da realidade, assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado: O ____________ e o ____________ foram correntes filosófico-científicas que contribuíram para o surgimento das ciências modernas. O primeiro valoriza o raciocínio como fonte do verdadeiro conhecimento e aborda a realidade a partir do ____________ . O segundo, por sua vez, valoriza a experiência e procura produzir conhecimentos na lida com os fatos e as coisas humanas e naturais, e analisa a realidade através do ____________ .
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UFJF) Observe os seguintes quadros:
Produção agrícola da pauta das exportações brasileiras
Período
Café
Borracha
Açúcar
Cacau
1881-1890
61,5%
8,0
9,9
1,6
1891-1900
64,5%
15,0
6,0
2,5
1900-1910
51,5%
28,2
1,2
2,8
FAUSTO, B.(Org.) História Geral da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel, Tomo III (O Brasil Republicano), 1981.
Imigração para o Brasil
(números aproximados)
Nacionalidade
1891-1900
1901-1910
Portugueses
313.000
202.000
Italianos
360.000
678.000
Espanhóis
45.800
157.000
HUGON, Paul. Demografia Brasileira e Fundação IBGE,
Rio de Janeiro
Estes dados referem-se às primeiras décadas da implantação da República no Brasil. Acerca desse período e baseando-se neles e em seus conhecimentos, leia as afirmativas abaixo e em seguida, responda ao que se pede:
I. Os capitais advindos da grande produção cafeeira foram aplicados no setor industrial. Este se beneficiou também da entrada de levas de imigrantes europeus que seriam utilizados como mão de obra operária.
II. Na virada do século XIX para o XX, o Brasil ainda possuía como principal pilar de sua economia a exportação de produtos agrícolas, produzidos em larga escala nas grandes propriedades.
III. O fluxo imigratório para o Brasil nesse período foi elevado. A totalidade dos imigrantes fixou-se nas áreas urbanas em função do baixo recrutamento de mão de obra no campo. Após a abolição da escravidão estes postos de trabalho foram ocupados por negros e seus descendentes.
IV. A intensa produção cafeeira no final do século XIX saturou tanto o mercado interno como o externo, gerando uma queda nos preços. Essa crise foi estimulada pela ausência de medidas que viessem defender e valorizar o café, levando à falência dos produtores já na primeira década de século XX.
Marque a alternativa CORRETA:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Lãs de várias cores
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Xerox na folha A3 da obra “Galo - Aldemir Martins” em preto e branco
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar com as crianças sobre a obra “Galo – Aldemir Martins.”
- Disponível: http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-galo-de-barcelos-e-os-galos- de-aldemir/
- Projetar algumas imagens dos “Galos – Aldemir Martins” para as crianças
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Durante a projeção, o professor deve sempre lembrar e mostrar para as crianças sobre a variedade de cores intensas que o artista utilizava.
- Questione as crianças, sobre as cores que elas mais gostam . Deixe que elas falem livremente.
- Entregar a folha A3 , as lãs, cola e tesoura para cada criança.
- Instruir as crianças para primeiramente passar a cola ao redor do desenho e ir colando a lã. Depois que fizer todo o contorno do desenho, começar a preencher as partes internas do desenho até ficar todo coberto.
- Explicar para as crianças para elas passarem a cola em um espaço pequeno, colar a lã e continuar passando a cola e colando a lã. (Se elas passarem cola em uma parte muito grande do desenho, a cola pode secar).
- Cobrir o desenho todo com a lã.
- Sempre lembrar as crianças de fazerem uma composição bem bonita com as lã, misturando várias cores.
Fonte: <http://www.criandocomapego.com/atividades-de-recorte-e-colagem-para-fazer-com-as-criancas/atividade-de-artes-colagem-la/>
Fonte: <http://www.redesagradosul.com.br/noticias/releitura-da-obra-de-aldemir-martins-o-galo>
Fonte: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Esperar secar.
- No final da atividade, exponha os trabalhos.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O negócio
Grande sorriso do canino de ouro, o velho Abílio propõe às donas que se abastecem de pão e banana:
— Como é o negócio?
De cada três dá certo com uma. Ela sorri, não responde ou é uma promessa a recusa:
— Deus me livre, não! Hoje não...
Abílio interpelou a velha:
— Como é o negócio?
Ele concordou e, o que foi melhor, a filha também aceitou o trato. Com a dona Julietinha foi assim. Ele se chegou:
— Como é o negócio?
Ela sorriu, olhinho baixo. Abílio espreitou o cometa partir. Manhã cedinho saltou a cerca. Sinal combinado, duas batidas na porta da cozinha. A dona saiu para o quintal, cuidadosa de não acordar os filhos. Ele trazia a capa de viagem, estendida na grama orvalhada.
O vizinho espionou os dois, aprendeu o sinal. Decidiu imitar a proeza. No crepúsculo, pum-pum, duas pancadas fortes na porta. O marido em viagem, mas não era dia do Abílio. Desconfiada, a moça surgiu à janela e o vizinho repetiu:
— Como é o negócio?
Diante da recusa, ele ameaçou:
— Então você quer o velho e não quer o moço? Olhe que eu conto!TREVISAN, D. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979 (fragmento).Quanto à abordagem do tema e aos recursos expressivos, essa crônica tem um caráter:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um experimento simples, que pode ser realizado com materiais encontrados em casa, é realizado da seguinte forma: adiciona-se um volume de etanol em um copo de vidro e, em seguida, uma folha de papel. Com o passar do tempo, observa-se um comportamento peculiar: o etanol se desloca sobre a superfície do papel, superando a gravidade que o atrai no sentido oposto, como mostra a imagem. Para parte dos estudantes, isso ocorre por causa da absorção do líquido pelo papel.
Do ponto de vista científico, o que explica o movimento do líquido é a: