(UNICENTRO) Uma carga elétrica puntiforme, q = 1,0μC, com massa de 1,0. 10-3 g, deve ser lançada de um ponto A, na mesma direção e no sentido contrário às linhas de força de um campo elétrico uniforme, de módulo 1,0.10³N/C, para alcançar um ponto B distante 0,45m do ponto A. Desprezando-se os efeitos gravitacionais, o valor mínimo da velocidade de lançamento da carga, em m/s, deve ser igual a
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Dois irmãos desejam dividir entre eles o terreno, que possui a forma de um trapézio retângulo, representado a seguir. Para dividir o terreno em duas partes de mesma área, eles utilizaram uma reta perpendicular às bases do trapézio (formato do terreno).
Calcule a distância da reta que eles utilizaram para dividir o terreno (reta tracejada), ao ponto A (de acordo com o desenho), para que essa divisão seja feita corretamente.
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Unesp) Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam [...].
Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.
(Contos de Edgar Allan Poe, 1986.)
O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando
- Arte - Fundamental | 04.4. Escultura
Escultura feitas de materiais reutilizados
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Ontem saí para comprar alguns produtos e, ao chegar em casa, me dei conta da quantidade de lixo que as caixas daquelas compras iriam produzir. A maneira como levamos nossas vidas está fazendo com que transformemos tudo em um monte de lixo. Uso como exemplo a quantidade de celulares que tive nos últimos 3 anos (para os curiosos, foram 4).
Tendo como objetivo amenizar isso tudo, podemos ao menos tentar reciclar o máximo daquilo que jogaríamos fora. Vender ou até mesmo dar seus aparelhos eletrônicos antigos, além de reciclar latas e garrafas representa um começo. Não resolve o problema, mas ajuda muito.
Abaixo estão algumas esculturas que foram feitas com materiais reutilizados, uma prova de que muitas coisas que estão no lixo atualmente ainda poderiam ter algum outro fim.
Abrigo feito com placas de imobiliária Escultura construída com discos de vinil
Cães feitos com diversos materiais descartados
Caveira produzida a partir de utensílios de cozinha
Elefante feito com TVs e outros materiais “Onda de Som”, escultura feita com discos de vinil
Uma réplica da ponte Clifton (ao fundo) feita com latas de Coca-Cola
Esculturas que utilizam diversos relógios
Um dos 20 trabalhos feitos com materiais reciclados do Zoológico de Londres
Ovelhas feitas com cabos de telefone
WEEE Man, uma estátua com 7 metros de altura e que pesa 3 toneladas
Fonte: Oddee
http://www.pipocadebits.com/2009/11/escultura-feitas-de-materiais.html
Compartilhe com a turma o texto e as imagens, e mostre através dessa pesquisa os vários materiais reutilizados que viraram matéria-prima para a elaboração de esculturas de vários artistas. Peça que pesquisem e encontrem esculturas feitas de materiais reutilizados que para a maioria não passa de lixo. Abra um espaço para que os alunos possam trocar idéias e as informações e imagens que conseguiram pesquisar.
Depois sugira que durante um determinado período, por exemplo 10 dias, eles juntem materiais que seriam descartados e que eles queiram aproveitar. Marque um dia para levarem os materiais que juntaram para a escola e a partir desses materiais, peça que façam uma escultura coletiva. É interessante que antes dos alunos começarem a confeccionar a escultura, haja uma conversa sobre o que eles irão representar, conduza essa conversa para que essa forma representada seja um alerta para a questão ambiental, para mostrar que o ser humano está destruindo demais, e que a arte pode ser uma solução para a reutilização dos materiais, mas ainda se faz necessário consumir menos para gerar menos descarte.
Essa escultura poderá ser exposta em um espaço da escola em que toda a comunidade escolar possa vê-la.
- Geografia - Fundamental | 03. A divisão política e regional do brasil
Leia a notícia a seguir. Moradores passaram a pintar os buracos das ruas de suas cidades. O protesto serve também para alertar os motoristas, mas são tantos buracos que fica difícil evitar cair em um deles.
Identifique o poder e seus representantes responsáveis pela administração e pelas obras nas vias públicas do município.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and choose the correct alternative according to it. Our solar system Our solar system is the system of planets and other objects that orbit our sun. It has many parts. Our sun, the star of our solar system, holds everything in place by its gravity. There are eight planets and many moons. There are asteroids and comets. There are meteoroids and tiny particles of rock and dust. The sun, which is actually a star, is the largest object in the solar system. It contains more than 99% of the mass of the solar system. Our sun provides all the energy for life on Earth. Without its heat, Earth would be too cold to live on. Without its light, plants could not grow, and there would be no food for people and animals. Recently the International Astronomical Union (IAU) changed the definition of a planet, so Pluto no longer qualifies. Now we have eight planets in our solar system. Except for Mercury and Venus, all of the planets have at least one moon or natural satellite of their own. The planets are divided into two kinds: the terrestrial planets and the gas giants. The first four planets outward from the sun are classified as terrestrial planets. They are Mercury, Venus, Earth, and Mars. They are called terrestrial because they have a solid, rocky surface with metal cores. They are also sometimes called the rocky planets or inner planets.
Vadim Sadovski /Shutterstock
Which body used to be called a planet but now is not?