Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a)
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Vamos descobrir o Brasil.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo será uma região geográfica de nosso país. Eles devem pesquisar e descobrir os seguintes elementos culturais de cada região:
- Pesquise ritmos musicais da sua região - mínimo 3 ritmos. Dos três pesquisados, escolha um para aprofundar. Justifique.
- Faça um cartaz explicando as características desse ritmo:
1 - Qual o nome e a origem do ritmo?
2 - Se manifestam em uma data específica? Qual? Por quê?
3 - Qual o tipo de roupa é utilizado?
4 - Selecione uma música para apresentar para a turma.
5 - Façam uma ilustração em cartolina ilustrando o ritmo escolhido.
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
(FUVEST) O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.
Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:
I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.
II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.
III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo.
Está correto apenas o que se afirma em
- Química | 1.1 Introdução à Química
Cleópatra escreveu um tratado, Chrysopoea, do qual, infelizmente, apenas uma página foi conservada. Ela descrevia um provável aparelho primitivo de destilação, que consistia em uma espécie de dispositivo sob um vaso circular com um tubo vertical que conduz a um alambique, no qual foram anexados dois “dibicos”.
ANDRADE, M.F.D.: SILVA F. C. Química Nova na Escola. v. 40, n. 2, p. 97-105, maio 2018.
As mudanças de estado físico que ocorrem durante a aplicação da técnica de separação anteriormente citada, são, respectivamente,
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UDESC) Existem diferenças entre a organização das estruturas dos artrópodes. Em relação ao enunciado, associe as colunas.
(1) Insetos
( ) Em geral são aquáticos, seus corpos apresentam duas regiões (cefalotórax com dois pares de antenas e abdome). Possuem um par de mandíbulas na abertura da boca e tubo digestório completo. A respiração é feita por ramificações laterais (brânquias) localizadas nas patas.
(2) Aracnídeos
( ) São terrestres, seus corpos apresentam cabeça com um par de antenas, pequeno tórax e um longo abdome segmentado com dois pares de patas locomotoras por segmentos, podendo variar de 20 a 100 segmentos. A respiração é traqueal.
(3) Crustáceos
( ) Em geral são terrestres, seus corpos apresentam três regiões (cabeça com um par de antenas, tórax e abdome). Possuem tubo digestório completo (o aparelho mastigador pode ser sugador, lambedor ou mastigador). A respiração é feita por traqueias.
(4) Diplópodes
( ) São terrestres, a maioria deles apresentam seus corpos em cefalotórax e abdome, não possuem antena nem mandíbulas, possuem quatro pares de patas. A respiração é feita por filotraqueias, também denominadas pulmões foliáceos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Biologia
(UERN)
A invenção do microscópio, equipamento desenvolvido inicialmente por Anthony van Leeuwenhoek e Robert Hooke, no final do século XVII, foi essencial para o conhecimento dos distintos tipos celulares. De acordo com os estudos em citologia que foram possibilitados a partir da utilização desse equipamento, pode-se afirmar: