(UEFS) Duas esferas condutoras idênticas foram suspensas utilizando-se dois fios isolantes de peso desprezível. Separando-as, eletrizou-se uma com carga Q, positiva, mantendo a outra neutra. Após o contato entre elas, foram abandonadas e se equilibraram na posição mostrada na figura.
Considerando-se a constante eletrostática do meio e o módulo da aceleração da gravidade iguais a 9,0.109N.m²/C2 e 10,0m/s², respectivamente, e sabendo-se que a massa de cada esfera é de 0,60g, o valor da carga Q, em μC, era de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A peteca tem história
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram os indígenas brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pedras amarrada a uma espiga de milho que chamavam de peteca, que em tupi significa “bater”.
Alguns séculos depois, nos Jogos Olímpicos de 1920, realizados na Bélgica, os atletas brasileiros levaram a peteca para se divertir nos intervalos das competições. Atletas e técnicos de outros países ficaram encantados com a novidade e queriam de todo jeito conhecer suas regras. O chefe da delegação brasileira teve de explicar que esse jogo ainda não tinha regras.
Adaptado de: Cristina Von. A história do brinquedo. São Paulo: Alegro, 2001.
Há algumas brincadeiras que não têm regras definidas, como brincar de casinha e de carrinho. No entanto, existem outras que precisam de regras.
a) Qual a situação em que é necessário estabelecer as regras?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Escreva a importância da existência das regras.
______________________________________________________________________________________
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) As estrelas não só produzem a matéria que compõe tudo o que existe, como, através de explosões de violência incomparável geradoras de supernovas, espalham-na pelo vazio cósmico, como se semeassem um jardim cujas flores e frutos são planetas, luas e outras estrelas. Ao morrer, as estrelas criam a possibilidade do novo. E com isso, criam também a possibilidade da vida.(GLEISER, 2006, p.185).
A composição elementar de todos os seres vivos é reflexo dos eventos relacionados com a formação e a evolução do Universo. A respeito desse tema, é possível afirmar:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).
Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.O que ocorre nesse processo?
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
(UFU) Em uma determinada raça de cão há três possibilidades de cores de pelo: preta, amarela e marrom. O alelo M é responsável pela cor preta, e seu alelo recessivo, pela cor marrom. O gene E, não alélico de M, condiciona o depósito de pigmento preto ou marrom no pelo. Já o alelo recessivo (e) impede esse depósito, originando o pelo amarelo. No cruzamento entre dois cães dessa raça, um de pelo preto heterozigoto para os dois pares de genes e outro marrom descendente de uma mãe amarela, espera-se na descendência uma proporção fenotípica de: