(FITS) A necessidade de identificar as espécies universalmente levou a utilização de um nome científico formada por apenas duas palavras. Somente Carl Linné (1707-1778) conseguiu organizar uma nomenclatura eficiente. Assim, o milho, por exemplo, recebeu o nome Zeamays.
Com base nos conhecimentos sobre o sistema de nomenclatura binomial, é correto afirmar:
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O gás carbônico, quando em contato com carbono e em condições experimentais adequadas, é convertido em monóxido de carbono.
C (s) + CO2 (g) ⇄ 2 CO (g)
Na tabela, são apresentadas as concentrações dos gases, sob pressão de 1,0 atm, a várias temperaturas, no sistema em equilíbrio.
Pode-se afirmar que o valor da constante de equilíbrio (Kc) a 950 oC e a classificação da reação no sentido de formação de CO são, respectivamente:
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(UERJ)
A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto-Alegre como crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles
CASTRO, Isis Pimentel de. Adaptado deperiodicos.ufsc.br.
Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
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(UFRGS) As plantas parasitas verdadeiras caracterizam-se por apresentar
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Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre