(UNIT) Duas esferas condutoras idênticas carregadas com cargas +Q e -3Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade F. As esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais. Nessas condições, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Uma criança está parada em pé sobre o tablado circular girante de um carrossel em movimento circular e uniforme, como mostra o esquema (uma vista de cima e outra de perfil).
O correto esquema de forças atuantes sobre a criança para um observador parado no chão fora do tablado é:
(Dados: F força do tablado; N reação normal do tablado; P peso da criança)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Figuras de Sintaxe
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
Você acha que a palavra bonito deve ser analisada – comparando os conceitos obtidos nos dicionários e as ‘raízes profundas’ divulgadas no contexto –, de acordo com um discurso pronunciado ou escrito nos dias atuais? Por quê?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
De acordo com as imagens, as crianças
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A grande final da última Copa do Mundo de Futebol, protagonizada pelas seleções da Alemanha e da Argentina, foi realizada no dia 13 de julho de 2014, no Estádio Maracanã e contou com um público total de 74.738 pessoas de diferentes países. Estimativas oficiais sobre a distribuição das nacionalidades deste público indicam que 18,9% dos presentes eram alemães; 20,7% eram argentinos e os demais eram de outras nacionalidades (dentre elas a brasileira). Suponha que todos os conterrâneos dos países finalistas realmente torceram pela seleção de seu país. Suponha também que exatamente 25% do público das outras nacionalidades optou por apenas assistir ao jogo (sem torcer por nenhuma seleção finalista) e que 3/5 do restante deste público optou por torcer pela Alemanha. De acordo com as informações acima, analise as proposições.
I. 41,7% do público presente na final da Copa torceu pela seleção da Alemanha.
II. 38,82% do público presente na final da Copa torceu pela seleção da Argentina.
III. Dentre os presentes na final da Copa, o número de torcedores da seleção alemã é superior em 7,26% ao número de torcedores da seleção da Argentina.
Assinale a alternativa correta.